Começou por ser um prato com conotação a gente mais pobre, para se tornar ilustre em mesas de vários eventos, como casamentos, festas e batizados. A tiborna de bacalhau contempla alguns ingredientes que nos remetem para o mundo rural que tanto prazer pode dar.
De facto, podemos associar-lhe o bacalhau assado, mas igualmente couve e broa de milho, tudo acompanhado com um bom azeite. É um prato que pede épocas mais frias e não tanto alturas de calor. Sendo muito simples de preparar, é uma receita substancial! Faz todo o sentido, tendo em conta que começou por alimentar gentes de trabalho árduo no campo. Atualmente a tiborna de bacalhau consta na ementa de muitos restaurantes da região ribatejana e estende-se por vários locais do país. É um verdadeiro petisco! Experimente!
Tiborna de bacalhau
Ingredientes
- 500 g de bacalhau congelado
- 10 dentes de alho
- 1 kg de couve portuguesa
- 500 g broa de milho
- qb azeite
- qb sal
- qb coentros
- qb azeitonas pretas
Preparação
- Coza a couve em água quente durante 10 minutos. Escorra e reserve.
- Cubra os lombos de bacalhaus com os dentes de alho laminados e regando-os com azeite
- Coloque-os num tabuleiro adequado para ir ao forno durante 15 minutos a 180 ºC
- Numa taça coloque a broa cortada em pedaços.
- Junte a couve cortada em tirinhas e o bacalhau devidamente lascado.
- Tempere com o azeite que utilizou para a confecção do bacalhau, retifique de sal e pimenta e junte coentros e azeitonas pretas a gosto.
Dicas
- Pode usar vários tipos e partes do bacalhau. Sugerem-se lombos, mas por uma questão de custo pode optar por outras hipóteses.
- Arranje convenientemente a couve antes de a cozer. Para isso rejeite os cabinhos, demolhe-as em água morna com um pouquinho de sal e rejeite as espinhas.
- Controle a confecção do bacalhau para que fique bem cozinhado, mas não seco.
- As azeitonas pretas e os coentros passam muito pelo gosto pessoal de cada um. Se gosta, use e abuse.