A gastronomia do Norte de Portugal é pesada, com carnes e batatas (ou castanhas) e isto tem duas razões de ser: eram os ingredientes mais comuns e disponíveis e também aqueles que proporcionavam energia suficiente aos trabalhadores dos campos. Os tempos são outros, mas as receitas começaram a fazer parte da tradição e perduraram no tempo.
Esta é também uma das regiões do país onde se come de forma mais farta, sendo conhecida por servir muita comida por um preço, quando comparado com outras regiões portuguesas. E claro, sempre com muita hospitalidade. Descubra alguns dos melhores pratos típicos do Norte de Portugal (com as respetivas receitas).
1. Cabrito assado no forno à Transmontana
É fácil e simples de preparar e não exige grandes conhecimentos culinários. E se for feito num forno a lenha, ainda melhor. No final, irá ter um prato típico de Trás-os-Montes, daqueles que sabe a saudade. Aprenda a fazer um delicioso cabrito assado no forno à Transmontana.
2. Posta à Mirandesa
A qualidade de uma boa posta Mirandesa convence até os mais reticentes. A receita que aqui lhe deixamos é a original e mais tradicional. O molho é opcional mas aconselhamos vivamente a que o experimente. Quanto ao acompanhamento… fica ao seu critério! Aprenda a fazer posta à Mirandesa segundo a receita original!
3. Papas de Sarrabulho à moda antiga
Nasceram em Braga, no Minho. Na região minhota, cada vila ou aldeia começou a criar uma forma específica de as preparar. Falamos das papas de sarrabulho: um prato típico que desperta paixões e… alguma repulsa. 🙂 Ou não fosse o sangue um dos seus principais ingredientes! Aprenda a fazer papas de sarrabulho à moda antiga.
4. Arroz de Cabidela à Minhota
Existem muitas receitas de arroz de cabidela, mas nada nenhuma como esta, a mais típica e tradicional. A origem do arroz de cabidela está no Minho, onde este prato começou a ser preparado. Aprenda a fazer arroz de cabidela à Minhota segundo a receita tradicional.
5. Lombinho de porco com castanhas à Transmontana
A receita é muito fácil de fazer, apesar de um pouco demorada. Mas, no final, irá perceber que a longa espera compensa. Trata-se de um prato ideal para fazer no Outono, naqueles almoços especiais em família. Aprenda a fazer lombinho de porco com castanhas à Transmontana.
6. Rojões à Minhota
Os rojões à minhota são um prato pesado, à imagem de quase toda a gastronomia da região do Minho. Existem formas de os tornar mais leves e refrescantes, mas para saber isso terá que ler a receita. 🙂 Aprenda a fazer rojões à minhota!
7. Alheira de Mirandela
Os verdadeiros apreciadores adoram este produto e que quem não conhece vai ficar fã desta receita. Aqui explicamos a melhor forma de fazer uma Alheira de Mirandela com tudo a que tem direito. Feita na perfeição a Alheira de Mirandela vai ser um manjar para apreciar e repetir muitas vezes.
8. Bacalhau à Braga à moda antiga
É um prato que começou por ganhar fama apenas nesta cidade mas rapidamente se espalhou um pouco por todo o país. É muito fácil de preparar e o resultado tem o dom de conseguir agradar aos paladares mais exigentes. Aprenda a fazer Bacalhau à Braga segundo esta receita original e antiga.
9. Arroz de pato à antiga
Não existem grandes segredos para a confeção desta receita antiga. Basta escolher produtos de qualidade e seguir as instruções. Se ficou convencida, deite mãos à obra e surpreenda a sua família este delicioso arroz de pato à antiga.
10. Chanfana de cabrito à moda do Minho
Desde a escolha dos ingredientes ao sabor final, passando por todo o preparo, a chanfana de cabrito à moda do Minho é uma verdadeira instituição. Por isso, não deixe de experimentar e degustar esta preciosidade.