Sempre que chega o Natal, chega também o desejo de confecionar doces que nos fazem recordar o tempo em que celebrávamos esta época na casa dos nossos avós. A magia da família reunida é mesa só se completa com os pratos típicos e com os doces natalícios. As rabanadas são um desses doces que não podem faltar nesta época.
É difícil provar a sua origem, mas há quem afirme se serão uma adaptação das francesas “pain perdu”. Também há quem garanta que era tradição dar este doce às mulheres acabadas de ter filhos (daí o nome de fatias paridas dado em algumas regiões, enquanto que noutras se chamam fatias douradas). Existem até lendas sobre a origem das rabanadas! Mas quem é que se preocupa com a origem e a história das rabanadas quando o único desejo é saboreá-las em família? 🙂
Existem muitas formas de as fazer. Provavelmente, cada família terá os seus próprios segredos e as suas próprias tradições. As receitas são, muitas vezes, autênticos segredos passados de mães para filhas. descubra 12 deliciosas receitas de rabanadas para provar neste Natal.
1. Rabanadas de leite
Esta receita de rabanadas de leite é deliciosa e fácil. Seja para um pequeno-almoço, lanche, ou mesmo sobremesa, tem aqui uma receita imperdível e que deve ser feita com empenho e carinho, pois reflectir-se-á no produto final.
2. Rabanadas no forno
Quem experimente as rabanadas no forno normalmente adora o resultado. Comidas ainda mornas são praticamente iguais às originais, com a vantagem de serem muito menos calóricas. Um senão passa por no dia seguinte ficarem um pouco mais secas. Mas veja as dicas, pois existe sempre uma solução.
3. Rabanadas poveiras
As rabanadas poveiras são feitas com ingredientes acessíveis. Esta situação é perfeitamente justificada com o facto de ser confecionada com pão “bijou” ao contrário da escolha normal que é a baguete. Curiosamente as gentes poveiras chamam-lhe “trigo”.
4. Rabanadas com leite condensado
Todos sabemos que as rabanadas são um doce de Natal imprescindível, pois não podemos passar sem elas. E, se alguns ainda são céticos, estas rabanadas com leite condensado certamente vão fazer crescer água na boca aos paladares mais exigentes.
5. Rabanadas com vinho do Porto
As rabanadas com vinho do porto que trazemos têm como base a criatividade que existe em alguns dos maiores especialistas da cidade invicta. A confecão desta receita, sendo muito parecida com as tradicionais rabanadas, apresenta uma grande diferença: a calda. Nesta, a grande particularidade está no vinho do porto que é o ingrediente a destacar.
6. Rabanadas com calda de laranja
As rabanadas com calda de laranja são uma delícia que não pode deixar de experimentar. Para levar esse projecto por diante explore e experimente as que estão nesta receita.
7. Rabanadas de bolo rainha
Por não serem muito conhecidas tornam-se ainda mais apetecíveis. E como permitem aproveitar as próprias sobras de bolo, trazem inúmeras vantagens. As rabanadas de bolo rainha têm tudo para ser um sucesso.
8. Rabanadas de Bolo Rei
Caso aprecie estes dois tipos de iguaria vai conseguir numa só receita um excelente resultado. As rabanadas de bolo-rei conseguem de forma muito equilibrada trazer prazer à mesa.
9. Rabanadas de vinho
Nesta preparação tem muito sabor para explorar. As rabanadas de vinho são uma maravilha que deve experimentar pela originalidade e prazer à mesa.
10. Rabanadas no forno com leite condensado
Tenha com esta proposta uma verdadeira maravilha à mesa. As rabanadas no forno com leite condensado vão fazer muitos fãs e muitos serão os que as apreciarão.
11. Rabanadas tradicionais portuguesas
É um dos doces de Natal mais apreciados pelos portugueses e nunca faltam na mesa da Consoada à volta da qual se reúne toda a família. As rabanadas tradicionais portuguesas aconchegam o estômago e têm o dom de nos fazer recordar o Natal na casa dos avós, onde tudo parecia ser muito mais saboroso e tradicional.
12. Rabanadas de Panettone
São uma verdadeira maravilha e não vão deixar ninguém indiferente, seja pela originalidade ou pelo sabor. As rabanadas de panettone são uma ótima opção.