Sempre que chega o Natal, chega também o desejo de confecionar doces que nos fazem recordar o tempo em que celebrávamos esta época na casa dos nossos avós. A magia da família reunida é mesa só se completa com os pratos típicos e com os doces natalícios. As rabanadas são um desses doces que não podem faltar nesta época.
É difícil provar a sua origem, mas há quem afirme se serão uma adaptação das francesas “pain perdu”. Também há quem garanta que era tradição dar este doce às mulheres acabadas de ter filhos (daí o nome de fatias paridas dado em algumas regiões, enquanto que noutras se chamam fatias douradas). Existem até lendas sobre a origem das rabanadas! Mas quem é que se preocupa com a origem e a história das rabanadas quando o único desejo é saboreá-las em família? 🙂
Existem muitas formas de as fazer. Provavelmente, cada família terá os seus próprios segredos e as suas próprias tradições. As receitas são, muitas vezes, autênticos segredos passados de mães para filhas. descubra 7 deliciosas receitas de rabanadas para provar neste Natal.
1. Rabanadas de leite
Esta receita de rabanadas de leite é deliciosa e fácil. Seja para um pequeno-almoço, lanche, ou mesmo sobremesa, tem aqui uma receita imperdível e que deve ser feita com empenho e carinho, pois reflectir-se-á no produto final.
Embora sejam de grande versatilidade, as rabanadas de leite vão ao encontro dos paladares mais difíceis. Como outras rabanadas, têm muitas possibilidades de combinação. Por isso meta mãos à obra, veja também as dicas que lhe deixamos para enriquecer a receita, e avance.

2. Rabanadas no forno
Quem experimente as rabanadas no forno normalmente adora o resultado. Comidas ainda mornas são praticamente iguais às originais, com a vantagem de serem muito menos calóricas. Um senão passa por no dia seguinte ficarem um pouco mais secas. Mas veja as dicas, pois existe sempre uma solução.
Provavelmente também conseguirá que as rabanadas no forno sejam muito mais saudáveis, já que não irá utilizar óleo na sua confeção. Assim, pode meter mãos à obra e sentir-se com menos culpa por as degustar com o acompanhamento que mais apreciar.

3. Rabanadas poveiras
As rabanadas poveiras são feitas com ingredientes acessíveis. Esta situação é perfeitamente justificada com o facto de ser confecionada com pão “bijou” ao contrário da escolha normal que é a baguete. Curiosamente as gentes poveiras chamam-lhe “trigo”.
A aceitação das rabanadas poveiras foi de tal ordem que nesta zona do país são muitos os que se aglomeram em dias de festa para adquirir tal produto. Para evitar que tenha de passar por isso deixamos a receita, que deve experimentar com toda a tranquilidade. E pode ainda dar um toque pessoal a enriquecê-las. Para isso experimente uma calda ou um cremoso doce de ovos.

4. Rabanadas com leite condensado
Todos sabemos que as rabanadas são um doce de Natal imprescindível, pois não podemos passar sem elas. E, se alguns ainda são céticos, estas rabanadas com leite condensado certamente vão fazer crescer água na boca aos paladares mais exigentes.
Para os apaixonados por rabanadas e que gostam de inovar, estas rabanadas com leite condensado são simplesmente perfeitas já que aliam o tradicional ao inovador de maneira sublime! Veja por si e renda-se a esta deliciosa combinação.

5. Rabanadas com vinho do Porto
As rabanadas com vinho do porto que trazemos têm como base a criatividade que existe em alguns dos maiores especialistas da cidade invicta. A confecão desta receita, sendo muito parecida com as tradicionais rabanadas, apresenta uma grande diferença: a calda. Nesta, a grande particularidade está no vinho do porto que é o ingrediente a destacar.
Não deixe de experimentar as rabanadas com vinho do porto, pois tem uma alternativa ao tradicional que lhe massajará o palato com muita propriedade. Para além de tudo, com esta receita pode juntar o tradicional com o inovador, já que a calda de vinho do porto poderá ser ou não adicionada por quem resolver prova-las. Fique a conhecer e a apreciar esta divinal iguaria.

6. Rabanadas com calda de laranja
As rabanadas com calda de laranja são uma delícia que não pode deixar de experimentar. Para levar esse projecto por diante explore e experimente as que estão nesta receita.
Tem de destacar-se as características mais particulares desta versão e para isso é impossível deixar passar em claro a maciez, que estas rabanadas com calda de laranja apresentam. Com esta variedade vai certamente deliciar os amantes de rabanadas e fazer um brilharete junto dos seus. Experimente.

7. Rabanadas de bolo rainha
Por não serem muito conhecidas tornam-se ainda mais apetecíveis. E como permitem aproveitar as próprias sobras de bolo, trazem inúmeras vantagens. As rabanadas de bolo rainha têm tudo para ser um sucesso.
Aventure-se na criatividade e ponha esta iguaria ao lume. Variando alguns ingredientes pode inclusivamente conseguir a versão que mais lhe agradar. Veja também as notas, pois pode tirar ideias para esta deliciosa receita ter o seu toque mais pessoal e criativo. Aventure-se, pois certamente vai adorar. Aprenda a fazer rabanadas de bolo rainha!
