O arroz doce tradicional é uma receita muito antiga, que certamente já comia à mesa da avó quando era criança. A cada nova geração, a sobremesa recebe pequenas modificações, pois é comum que as anotações percam-se com o tempo e é preciso recorrer à memória para acertar sabor e consistência.
Esta é uma receita de arroz doce da avó, feita à monda antiga e segundo os saberes acumulados durante gerações, para que possa fazer nas festas de fim de ano ou a qualquer fim-de-semana para saborear com a família e amigos.
Arroz doce da avó
Relembre os tempos em que comia o arroz doce tradicional na casa da avó e prepare esta delícia da culinária tradicional portuguesa.
Ingredientes
- 1 chávena almoçadeira de arroz carolino pode ser uma tigela
- 2 chávenas de água quente
- 1 pitada de sal
- 3/4 de chávena de açúcar
- 2 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 2 chávenas e meia de leite gordo morno
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 gemas à temperatura ambiente
- qb canela em pó para polvilhar
Preparação
- Lave e cozinhe o arroz em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixe absorver completamente toda a água, verificando se o arroz está bem cozido.
- Acrescente ao tacho o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga e mexa até o açúcar se dissolver. Continue a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos).
- Entretanto, mexa as gemas numa tigela até ficarem desfeitas. Acrescente duas a três colheres de sopa do preparado e misture bem (serve para aquecer as gemas e não correr o risco de estas talharem quando as deitarmos no tacho ao lume).
- Retire as cascas de limão e o pau de canela do tacho e acrescente em fio as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do calor conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (se gostar do arroz bastante cremoso, retire do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, irá absorver o líquido residual e manter a cremosidade).
- Deite o arroz para uma taça ou taçinhas individuais e polvilhe com canela em pó. Sirva morno ou frio.
Dicas
- Quantas mais gemas adicionar, mais colorido ficará o arroz doce. No entanto, deve ter cuidado para não usar demasiadas. Uma a duas gemas são mais que suficientes para dar cor à receita.
- Pode acrescentar um pouco de margarina ao arroz doce, quando adicionar o leite. Isto torna a receita ainda mais espessa.
- Mantenha o lume médio a baixo enquanto faz a sobremesa, para que o arroz não se queime.
- O arroz doce deve ser servido à temperatura ambiente e nunca frio. Caso contrário, poderá perder a sua textura característica.
- Não pare de mexer o arroz enquanto este estiver no lume. Assim, evita que este se queime e arruíne o sabor da sua sobremesa.
Dados Nutricionais
Serving: 100gCalorias: 44kcalHidratos de Carbono: 1gProteínas: 2gGordura: 3gGordura Saturada: 1gColesterol: 130mgSódio: 72mgPotássio: 13mgFibras: 1gAçúcar: 1gVitamina A: 173IUVitamina C: 3mgCálcio: 24mgFerro: 1mg