São de origem tipicamente espanhola. É um facto que não deixa de ser natural, pois as batatas são o ingrediente chave de muitas receitas em vários países. Mas estas batatas bravas são um caso à parte.
O seu sabor e textura, misturados com um molho imperdível tornam-nas o petisco ideal. Com estas batatas bravas conseguirá abrir as hostilidades para qualquer almoço, jantar ou evento festivo em grande estilo. Experimente-as.
Batatas bravas
As batatas bravas têm grande potencial para se tornarem um dos seus petiscos de eleição. Aprenda a confecioná-las e delicie-se.
Ingredientes
- 0,5 kg de batatas para cozer ou fritar
- 400 g de molho de tomate frito
- 1 malagueta
- qb azeite
- qb sal
- qb pimenta
- qb tabasco
- qb vinagre
Preparação
- Após estarem bem lavadas, mas não descascadas, coza as batatas em água abundante.
- Concluída a cozedura retire as batatas da água e deixe-as à temperatura ambiente.
- Descasque-as e corte em pedaços mais ou menos uniformes.
- Passe-as por uma frigideira com azeite quente durante breves minutos.
- Num recipiente adequado misture o molho de tomate frito, a malagueta, o azeite, o sal, a pimenta, o tabasco e o vinagre. Deixe cozinhar até ferver.
- Após arrefecer um pouco, sirva as batatas acompanhadas pelo molho.
Dicas
- O vinagre a utilizar na confeção é originalmente de vinho, mas pode variar este ingrediente de acordo com a sua preferência.
- São um excelente complemento numa mesa de petiscos a um belo prato de presunto, ou a uma salada de tomate apenas temperada com sal, orégãos e azeite.
- O molho Aioli, feito à base de maionese e alho é igualmente uma ótima opção para estas batatas. No entanto, a forma mais típica de comer estas batatas é mesmo com o molho bravo.
- As batatas devem ser bem escorridas após retiradas da frigideira.
Dados Nutricionais
Serving: 100GCalorias: 125kcalHidratos de Carbono: 28gProteínas: 4gGordura: 1gGordura Saturada: 1gSódio: 533mgPotássio: 893mgFibras: 4gAçúcar: 6gVitamina A: 540IUVitamina C: 48mgCálcio: 28mgFerro: 2mg