Se for passar o Natal com uma qualquer família da região de Aveiro irá cruzar-se, com toda a certeza, com este doce regional de Natal. Os bilharacos são uma espécie de mistura entre filhoses e sonhos mas seria injusto dizer que são a mesma. São feitos há várias gerações e cada família possui os seus próprios truques na hora de confecionar bilharacos de Aveiro.
O grande segredo é mesmo a forma longa e demorada de escorrer a abóbora (algo que não acontece com os referidos sonhos ou com as filhoses). Depois… é apenas juntar os ingredientes, misturá-los bem e adicionar a doce certa de magia natalícia… Aprenda a fazer uns deliciosos bilharacos de Aveiro à moda antiga.
Bilharacos de Aveiro à moda antiga
Ingredientes
- 2 Kg de abóbora
- 400 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros
- 1 cálice de aguardente
- 1 1 limão (raspa)
- qb de canela para polvilhar
Preparação
- Comece por cozer a abóbora com alguma água e uma pitada de sal (deve cozê-la no dia anterior ou umas horas antes de fazer os bilharacos).
- Depois de cozida, coloque a abóbora dentro de um pano de linho ou algodão e pendure-o para que escorra bem.
- No dia seguinte, coloque a abóbora escorrida num alguidar e adicione os ovos, a farinha, o açúcar, o cálice de aguardante e a raspa do limão.
- Envolva bem até ter uma massa homogénea.
- Com as mãos ou com a ajuda de uma colher, faça pequenas bolas com a massa e leve-as a fritar em óleo bem quente e abundante.
- Retire os bilharacos da frigideira e coloque-os a escorrer em papel absorvente.
- Após escorrerem o óleo, transfira-os para uma travessa e polvilhe com açúcar e canela antes de servir.
Dicas
- Escorrer a abóbora é mesmo um dos maiores truques para conseguir os Bilharacos perfeitos. Se não puder fazê-lo conforme indicado na receita, utilize outro utensílio de cozinha que possua.
- A receita original de Billharacos é bastante simples mas pode enriquecê-los com alguns frutos secos ou passas. Nozes e pinhões são sempre uma boa opção e deve adicioná-los à massa antes de fritar.
- Algumas pessoas preferem utilizar um vinho do Porto em vez de aguardante. Se é esse o seu caso, força!
- Na hora de polvilhar, prefira fazê-lo com açúcar em pó em vez de granulado.
- E se não gosta de polvilhar, pode regá-los com uma calda doce ou com mel, por exemplo.