Esta é uma daquelas sobremesas que nunca engana, que não passa despercebida e que maior consensualidade apresenta. Quem nunca pensou numa fatia de bolo de bolacha com café para rematar uma refeição ou para aconchegar o estômago e a alma?
É também um doce sempre presente em festas de aniversário ou em encontros de amigos. A sua textura cremosa e a combinação de ingredientes fazem do bolo de bolacha com café uma das sobremesas mais deliciosas que se conhecem. Parente de outros bolos com a bolacha como ex-líbris, esta versão é sem dúvida muito interessante e por isso tantas vezes adotada. Aprenda a fazer este delicioso bolo.
Bolo de bolacha com café
Ingredientes
- 2 pacotes de bolachas maria
- 300 g de margarina
- 200 g de açúcar
- 3 gemas de ovo
- 300 ml de café
Preparação
- Amoleça a manteiga e bata-a durante 5 minutos.
- Adicione o açúcar e volte a bater até obre uma mistura homogénea. Em seguida e sempre tendo em vista obter uma mistura homogénea, junte as gemas.
- Abra o pacote de bolachas e vá molhando as mesmas em café, para em seguida as dispor numa travessa adequada.
- Quando tiver uma camada de bolachas em forma de flor, cubra com uma camada fina do creme de manteiga que reservou. Continue a fazer camadas com a quantidade de bolachas e de creme que tem como referência.
- Após a última camada de creme leve ao frio.
Dicas
- As bolachas deverão ser molhadas rapidamente para que não percam consistência. O objetivo é o gosto a café e não que fiquem moles.
- Cortar o doce neste bolo é uma situação que pode ser privilegiada, portanto sendo uma opção adicionar açúcar ao café, não o sugerimos precisamente para cortar no doce.
- A última camada, aquando da colocação do açúcar e do creme, deverá ser de creme, sob pena do bolo não ficar bem consolidado.
- Aposte nos frutos secos para a decoração do bolo. São cada vez mais utilizados e podem igualmente ser bastante saudáveis.
- Espalhe o creme com cuidado, para as bolachas não saírem do sítio, e certifique-se de que cobre bem todos os espaços entre as bolachas para conseguir um bolo mais sólido.
- Este é um bolo que se quer bem frio, pelo que idealmente poderá ficar de um dia para o outro no frigorífico.