O doce (ou compota) de tomate é um daqueles sabores que está presente na nossa vida desde que temos memória. Afinal, quantos de nós não nos lembramos de o comer em casa de avós, ou até dos nossos pais? Esta receita típica alentejana tem todos os ingredientes necessários para fazer uma compota de tomate que agradará aos mais exigentes.
Criado numa altura em que se aproveitava tudo, este doce era feito no final do verão, para aproveitar o excesso de tomate das hortas. Quer fazer este doce de tomate à moda do Alentejo em casa? Veja os ingredientes de que vai precisar e prepare-se para o sabor único desta compota!
Doce de tomate à moda do Alentejo
Ingredientes
- 1 kg de tomates maduros
- 500 g de açúcar amarelo
- 1 pau de canela
Preparação
- Pele os tomates, passando-os por água quente e de seguida por água fria.
- Coloque os tomates pelados numa panela.
- Leve a panela com os tomates a lume brando e junte-lhe o açúcar e o pau de canela.
- Mexa de vez em quando.
- Quando a mistura de tomate fizer ponto de estrada, desligue o fogo, retire o pau de canela e coloque o doce em frascos previamente esterilizados.
- Tape bem os frascos e deixe-os de cabeça para baixo durante 24 horas, para criarem vácuo.
Dicas
- Pode juntar a casca de um limão ao doce enquanto este cozinha. Não se esqueça de a retirar antes de guardar o doce em frascos.
- Deixe o tomate alguns minutos na água quente e alguns minutos na água fria para o pelar com mais facilidade.
- Também pode fazer um corte em cruz na base do tomate e colocá-lo por cima de uma fonte de calor (o fogão, por exemplo). Dessa forma, conseguirá pelar o tomate facilmente.
- O seu doce está em ponto de estrada quando passar a colher na panela e conseguir ver o fundo desta (o doce forma uma “estrada”).
- Junte uma pitada de sal ao doce para conseguir equilibrar mais os sabores.
- Para esterilizar os frascos, deixe-os em água quente durante pelo menos 15 minutos. Também pode fazer a esterilização no forno.
- Reutilize frascos que tenha por casa para guardar este doce. Pode ser conservado durante 1 ano em vácuo.