A origem da lampreia de ovos está envolta em algum mistério. Sabe-se que é um doce conventual (tem todas as caraterísticas disso mesmo: ovos, amêndoa e açúcar) mas a sua história perdeu-se no tempo. Sabe-se, porém, que antigamente era um doce habitualmente oferecido aos professores recém-formados.
O caminho que trilhou daí até se tornar num doce típico de Natal é uma incógnita. O certo é que a tradição acabou por se enraizar e, hoje em dia, é uma das estrelas da mesa de Consoada das famílias portuguesas. Aprenda a fazer lampreia de ovos à moda antiga com esta receita da Maria de Lourdes Modesto.
Lampreia de ovos à moda conventual
Ingredientes
- 1 kg de açúcar
- 150 g de amêndoa
- 48 ovos
- 12 gemas de ovo
Preparação
- Parta 3 dúzias de ovos e passe as gemas por uma peneira. Reserve.
- Leve o açúcar ao lume com 3dl de água e deixe ferver até fazer ponto de fio
- NOTA: o ponto de fio atinge-se aos 103ºC e exige uma fervura de 5 minutos, em média. Para verificar se está no ponto, mergulhe dois dedos em água fria e depois coloque um pouco de calda entre eles. Se formar um fio quando afastar os dedos, está pronto.
- Verta nesta calda colheradas de gemas peneiradas, de modo a fazer uma pasta de ovos semelhante à que se usa para fazer trouxas-de-ovos.
- Retire a pasta de ovos da calda de açúcar e reserve.
- Na mesma calda, adicione as amêndoas. Misture e deixe ferver.
- Retire do lume e adicione as restantes 12 gemas.
- Leve de novo ao lume só para engrossar um pouco.
- NOTA: as gemas irão cozer e formar uma espécie de crepe que depois irá endurecer. Controle o tempo de cozedura e a espessura virando a gema cozida com uma escumadeira. São elas que servirão de capa para a lampreia de ovos.
- Retire do lume e reserve.
- Disponha a pasta de ovos numa travessa de forma a que pareça uma lampreia.
- Cubra com as capas de gemas e amêndoa.
- Utilize um palito para desenhar os olhos, a boca, as escamas e as barbatanas.
- Decore com os ingredientes que desejar: cerejas em calda, pepitas de chocolate, uvas passas, frutos secos, etc…
- Sirva.
Dicas
- A receita de lampreia de ovos que acabou de ler é a mais antiga e tradicional e é de origem conventual. Foi compilada pela Maria de Lourdes Modesto, a maior referência da culinária portuguesa.
- Se, mesmo assim, quiser fazer alterações à receita, pode fazê-lo de várias formas. Pode, por exemplo, preparar glacé ou chantilly para decorar a lampreia.
- No fundo, tratando-se de uma receita cuja principal característica é a personalização, pode decorá-la e alterá-la consoante a sua criatividade e o seu gosto pessoal.