Os pastéis de Chaves são um dos produtos mais emblemáticos da cidade de Chaves, situada no norte de Portugal, na região de Trás-os-Montes. Estes pastéis têm uma forma de meia-lua e são feitos com uma massa folhada fina e crocante, que envolve um recheio saboroso de carne de vitela picada e temperada com cebola, alho, salsa, vinho branco e chouriço.
A sua história recomenta a 1862, quando uma vendedora ambulante começou a vendê-los na cidade, despertando a curiosidade e o apetite dos flavienses. Aprenda a fazer pastéis de Chaves em casa, seguindo a receita tradicional e respeitando as características que os distinguem.
Pastéis de Chaves
Ingredientes
- 1 kg de carne de vitela picada
- 50 g de chouriço de carne em rodelas
- 4 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 1 tomate pelado
- ½ raminho de salsa
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite
- qb de sal
- qb de pimenta
- 2 embalagens de massa folhada
Preparação
- Pique as cebolas e os alhos e refogue-os num tacho com o azeite e uma pitada de sal, até alourarem.
- Junte a salsa picada, a pimenta, o tomate e o vinho branco e deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, durante cerca de 10 minutos, até o molho ficar apurado.
- Adicione a carne picada e o chouriço em rodelas e misture bem. Deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo ocasionalmente para não pegar. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Pré-aqueça o forno a 250 ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Estenda a massa folhada numa superfície enfarinhada e corte-a em círculos com cerca de 15 cm de diâmetro. Pode usar um prato ou uma tigela como molde.
- Coloque uma colher (de sopa) do recheio no centro de cada círculo de massa e dobre-o ao meio, formando uma meia-lua. Pressione as bordas com um garfo para selar bem os pastéis.
- Disponha os pastéis no tabuleiro, deixando algum espaço entre eles, e leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, ou até ficarem dourados e estaladiços.
- Retire do forno e sirva os pastéis ainda quentes ou mornos.
Dicas
- Escolha uma carne de vitela tenra e magra para o recheio. Pode pedir ao talhante para picar a carne na hora ou fazê-lo em casa com um processador ou uma faca afiada.
- Não cozinhe demasiado o recheio, pois pode ficar seco e perder o sabor. O ideal é que fique húmido e suculento, mas sem molho a mais.
- Não encha demasiado os pastéis, pois podem rebentar no forno. Uma colher (de sopa) de recheio por cada círculo de massa é suficiente.
- Não deixe a massa folhada à temperatura ambiente por muito tempo, pois pode perder a consistência e o efeito folhado. Mantenha-a no frigorífico até ao momento de usar e trabalhe-a rapidamente.
- Pincele os pastéis com um pouco de água ou de ovo batido antes de levar ao forno, para ficarem mais brilhantes e crocantes.
- Se quiser, pode congelar os pastéis já moldados e assá-los quando quiser. Nesse caso, não precisa de descongelá-los, basta levá-los ao forno pré-aquecido por mais alguns minutos.