O iogurte é um dos alimentos mais benéficos que pode consumir, já que ajuda a regular o seu trânsito intestinal e lhe dá muitos nutrientes e vitaminas essenciais ao funcionamento do nosso corpo. Para obter todos os benefícios, deverá consumir o iogurte tal como ele é, mas a verdade é que dias não são dias e a vontade por doces deve por vezes ser saciada.
E o iogurte fica perfeito em muitas receitas mais doces, servindo como base cremosa a bolos e queques, como estes que aqui que deixamos, tão fofo e fácil de se fazer! Faça os seus queques de iogurte e deixe-se surpreender pela leveza da massa, pela sua textura fofa e, principalmente, pelo seu sabor!
Queques de iogurte
Ingredientes
- 200 g de farinha
- 100 g de açúcar fino
- 2 colheres de chá de fermento
- 125 g de iogurte natural açucarado (ou iogurte grego)
- 2 colheres de sopa de leite
- 50 g de manteiga derretida
- 1 ovo
Preparação
- Ligue o seu forno a 180ºC. Forre com formas em papel as formas de queques e reserve.
- Numa taça, comece por misturar a farinha, o fermento e o açúcar.
- Depois, junte os ingredientes húmidos: o iogurte, o leite e o ovo. Bata bem todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
- Distribua a massa pelas formas em papel. Leve os queques ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer antes de os servir.
Dicas
- Pode usar qualquer sabor de iogurte a seu gosto, desde os tradicionais morango e banana, ao exótico coco.
- Incorpore fruta fresca na massa do seu queque, envolvendo-a quando a massa estiver pronta a ir ao forno.
- Pode colocar pepitas de chocolate no meio do queque, envolvendo as pepitas na massa antes de a colocar nas formas. Também pode usar frutos secos picados para o mesmo efeito.
- Se não tem formas de papel, use papel vegetal ou, em último caso, unte as formas de queques com manteiga e farinha!
- Adicione vagem de baunilha ou essência de baunilha à massa do seu queque para lhes dar um pouco mais de sabor.
- Faça uma crosta doce e crocante espalhando um pouco de açúcar por cima da massa dos queques antes de a levar ao forno.
- O tempo de cozedura do queque vai variar consoante o seu forno. Por isso, faça o teste do palito com regularidade, para garantir que o queque está pronto a sair.