As rabanadas com vinho do porto que trazemos têm como base a criatividade que existe em alguns dos maiores especialistas da cidade invicta. A confecão desta receita, sendo muito parecida com as tradicionais rabanadas, apresenta uma grande diferença: a calda. Nesta, a grande particularidade está no vinho do porto que é o ingrediente a destacar.
Não deixe de experimentar as rabanadas com vinho do porto, pois tem uma alternativa ao tradicional que lhe massajará o palato com muita propriedade. Para além de tudo, com esta receita pode juntar o tradicional com o inovador, já que a calda de vinho do porto poderá ser ou não adicionada por quem resolver prova-las. Fique a conhecer e a apreciar esta divinal iguaria.
Rabanadas com vinho do Porto
Ingredientes
Para as rabanadas:
- 2 baguetes grandes cortadas diagonalmente
- 5 ovos batidos
- qb açúcar
- qb canela
Para a calda de vinho do Porto:
- 250 ml de vinho do porto
- 1 l de água
- 2 paus de canela
- 2 colheres de sopa de mel
Preparação
- Prepare a calda misturando os ingredientes respectivos, nomeadamente o vinho do porto, a água, o mel e a canela. Leve ao lume e deixe reduzir até formar uma calda.
- Coloque as fatias de pão na calda e escorra o excesso.
- Passe por ovo e escorra novamente antes de fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhas.
- Coloque em papel absorvente para deixar escorrer a gordura.
- Passe por uma mistura de canela e açúcar e transfira para um prato ou travessa.
- Adicione mais um pouco de calda às rabanadas.
Dicas
- As rabanadas ficam deliciosas com qualquer tipo de pão. O critério decisivo é mesmo utilizar pão endurecido com um ou dois dias. Faz toda a diferença.
- A utilização de pão endurecido é também muito importante, pois o pão fresco tem a tendência para absorver muito mais óleo durante a fritura.
- O óleo para fritar as rabanadas deverá estar bem quente. Este dado é fundamental para que as rabanadas não encharquem e guardem a cremosidade no seu interior.
- Após a fritura deverá colocar as rabanadas em papel absorvente de modo a que ganhem a crocância tão apreciada.
- O corte do pão não pode ser em fatias muito finas, pois se tal ocorrer é muito provável que fiquem demasiado húmidas quando as passar pela calda e pelos ovos. Para além disso o pão deve ser colocado por pouco tempo na mistura.
- O acompanhamento das rabanadas com uma bola de gelado, frutos secos, ou um topping preparado delicadamente faz cada vez mais sucesso.