É um dos doces de Natal mais apreciados pelos portugueses e nunca faltam na mesa da Consoada à volta da qual se reúne toda a família. As rabanadas tradicionais portuguesas aconchegam o estômago e têm o dom de nos fazer recordar o Natal na casa dos avós, onde tudo parecia ser muito mais saboroso e tradicional.
Se possui alguma receita da sua avó guardada em alguma gaveta lá de casa, então é essa que deve seguir caso queira sentir de novo as memórias da sua infância. Ou então pode fazer esta nossa receita típica de rabanadas tradicionais portuguesas e voltar a sentir o sabor delicioso das coisas simples. Bom Natal! 🙂
Rabanadas tradicionais portuguesas
Ingredientes
- 1 cacete grande de rabanadas
- 1 litro de leite
- 1 chávena de chá de açúcar
- 2 paus de canela
- 3 ovos
- qb de canela
- qb de óleo para fritar
Preparação
- Comece por aquecer o leite com o açúcar e os paus de canela.
- Aqueça em lume médio (sem deixar ferver) até que o açúcar fique bem dissolvido e o leite ganhe o sabor da canela.
- Entretanto, corte o cacete em fatias grossas.
- Leve ao lume uma frigideira com óleo para fritar as rabanadas. A altura do óleo deve ser um pouco mais de metade da altura das rabanadas.
- Prepare 3 pratos rasos: o primeiro com o leite morno e doce, o segundo com os ovos batidos e o terceiro com uma mistura de açúcar e canela.
- Prepare também um prato para escorrer as rabanadas depois de fritas.
- Uma a uma, passe as rabanadas primeiro pelo leite e depois pelo ovo.
- Frite de ambos os lados, escorra e passe pela mistura de açúcar e canela.
- Decore a gosto e sirva.
Dicas
- A forma mais tradicional de comer as rabanadas em Portugal é com açúcar e canela. No entanto, pode regá-las com um molho da sua preferência, como vinho do Porto ou creme de ovos.
- Caso utilize um molho, não deve passá-las por açúcar e canela. Pode ainda adicionar frutos secos ou uvas passas ao molho.
- Também pode aquecer o leite com uma casca de limão, algo que fará acentuar ainda mais o sabor das rabanadas.