Curiosamente, o toucinho do céu é mais do que uma sobremesa tipicamente portuguesa, pois a sua confecção é também muito tradicional em Espanha. Logo é um doce ibérico. Tipicamente tem ingredientes de doce conventual e a verdade é que o é.
A sua identidade está muito relacionada com os ovos e com o açúcar, mas as amêndoas também lhe emprestam um toque claramente especial. O toucinho do céu é ainda uma bela sobremesa de Natal. Do açúcar em ponto pérola, passando pela utilização de uma grande quantidade de gemas, a identidade conventual é uma marca evidente. Resumindo, é um bolo que nunca o deixará ficar mal visto.
Toucinho do céu
Ingredientes
- 500 g açúcar
- 200 ml de água
- 10 gemas
- 3 claras
- 75 g de farinha
- 30 gr manteiga com sal
- 250 g amêndoas moídas
- qb de canela
- qb de manteiga para untar
Preparação
- Numa forma de abrir coloque manteiga e unte.
- Leve ao lume o açúcar e a água até atingir o ponto pérola.
- Deixe arrefecer retirando do lume e seguidamente, misturando sempre muito bem junte as amêndoas, as gemas às quais previamente juntou as claras, a farinha e a canela.
- Coloque novamente em lume brando e acrescente a manteiga. Vá mexendo sem deixar ferver.
- Deixe arrefecer e transfira para a forma.
- Confecione no forno pré-aquecido a 180 ºC durante 20 minutos.
- Deixe arrefecer, desenforme e sirva.
Dicas
- Para além dos ingredientes referidos muitas vezes também é utilizado doce de gila. Por isso se for apreciador deste doce não hesite.
- Se preferir ao invés de confecionar o toucinho do céu directamente na forma pode utilizar papel vegetal. É uma garantia na hora de desenformar.
- O ponto pérola é caraterizado por uma temperatura de 108 ºC, mas pode ser verificado quanto se deixa escorrer através de uma colher e no final visualiza-se a formação de uma pequena pérola na colher.
- É um doce feito em muitos pontos do país, mas existem alguns particularmente famosos como o de Guimarães.
- A quantidade de canela depende do gosto de cada um, mas sugere-se um mínimo de 5g.