A bica de azeite é um tipo de pão com origem na Beira Baixa. Antigamente, era confeccionado para aproveitar os restos de farinha ou de azeite utilizados em noutras receitas. Com o tempo, transformou-se num alimento típico de épocas festivas.
Apesar do passar dos anos, a receita não se perdeu e o hábito de o consumir também não. Trata-se de um pão delicioso e que pode ser utilizado nas mais diversas situações. Aprenda a fazer bica de azeite da Beira Baixa.
INGREDIENTES
- 1 kg de farinha tipo 55 (sem fermento)
- 500 ml de água morna
- 150 ml de azeite
- 1 colher de sopa rasa de sal grosso
- 30 gr de fermento de padeiro
PREPARAÇÃO
- Comece por dissolver o sal e o fermento na água morna.
- Adicione a farinha e o azeite e bata bem, à mão ou com uma máquina.
- NOTA: deve adicionar a farinha aos poucos até obter a consistência desejada. Se adicionar demasiada, compense com um pouco mais de água ou azeite.
- Quando obter uma massa que se descola do alguidar, tape com um pano de cozinha e deixe levedar 2 horas num local à temperatura ambiente.
- Finalizado esse tempo, estenda a massa em forma oval e com 1 centímetro de espessura. Pique-a com um garfo.
- Coloque as bicas num tabuleiro forrado com papel vegetal ou polvilhado com farinha.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.
- Retire, deixe arrefecer e sirva.
DICAS
- Há quem prefira que a bica de azeite fique mais fina. Se for o seu caso, tenha em atenção que o tempo de assadura irá ser menor.
- Pode fazer esta receita com farinha já enriquecida com fermento. No entanto, como em qualquer tipo de pão, o fermento de padeiro é o mais indicado.