O bolo inglês é um bolo dado a épocas festivas, onde normalmente é feito com bastante antecedência. Não sendo obrigatório, é normalmente feito numa forma retangular. Algo que pode replicar para o caso de outros bolos como o de maçã ou mesmo de noz.
Por falar em fruta, este é um dos ingredientes imprescindíveis do bolo inglês, que se apresenta com massa bastante compacta e que incorpora ainda bastante manteiga, farinha e açúcar. No que toca às frutas que pode usar, realce para os frutos secos, bem como para a fruta cristalizada. Na linha de outros bolos destinados a épocas de festa, este é um dos exemplos que pode explorar e que certamente não se arrependerá.
Bolo Inglês
Ingredientes
- 5 ovos
- 15 dl leite (meia chávena)
- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 350 g de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- 125 g de frutas cristalizadas
- 125 g de frutos secos
- 2 colheres de sopa de vinho do porto
Preparação
- Unte uma forma rectangular própria para bolos com manteiga e farinha.
- Derreta a manteiga e misture-a numa taça com o açúcar.
- Batendo sempre que adiciona um produto, coloque por esta ordem: o vinho do Porto, os ovos individualmente, a farinha e finalmente o fermento.
- Junte os frutos.
- Transfira a massa para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 60 minutos.
- Deixe arrefecer um pouco, retire do forno e desenforme.
- Decore a gosto.
Dicas
- A variedade de frutas pode implicar que, por exemplo, sejam também utilizadas passas.
- A quantidade de açúcar pode ser aumentada. No entanto, para enaltecer o sabor da fruta esta é uma opção que deve ser bem ponderada.
- Tendo em conta a quantidade de fermento indicada nos ingredientes a farinha deve ser obviamente isenta deste elemento.
- Antes de os colocar enfarinhe os frutos secos e cristalizados e em seguida promova o seu envolvimento na massa.
- Para além de incorporar vinho do porto na receita, este extraordinário produto pode servir acompanhar uma fatia do bolo.