Conhecido em galego como “polbo á feira”, este prato é servido principalmente em feiras e festivais desta comunidade autónoma. Por toda a Galiza existem locais especializados em servir esta iguaria, hoje como tapas, os famosos aperitivos/petiscos espanhóis. O polvo à galega é um prato simples, mas delicioso, que combina o sabor suave e delicado do polvo cozido com o sabor forte e picante da páprica.
A receita tradicional inclui apenas alguns ingredientes básicos: polvo, batatas, páprica, azeite e sal. No entanto, cada cozinheiro tem sua própria maneira de preparar este prato e pode adicionar ou substituir ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal. O segredo para um bom polvo à galega é cozinhar o polvo corretamente. Aprenda a fazê-lo com esta receita antiga e tradicional.
Polvo à Galega
Ingredientes
- 1 kg de polvo
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sopa de páprica picante ou doce de acordo com o seu gosto
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sal grosso
- qb de batatas
Preparação
- Comece por amaciar o polvo: bata-o repetidamente com um martelo pesado ou congele-o por dois dias e descongele-o sob água para que o sumo escorra.
- Coloque cerca de 2 litros de água a ferver numa panela grande.
- Adicione as folhas de louro, sal e alhos e deixe ferver.
- Quando a água estiver a ferver, mergulhe o polvo três vezes seguidas e deixe-o repousar um pouco fora da panela (este processo evitará que a pele se solte).
- Coloque o polvo na água a ferver e deixe cozinhar durante cerca de 50 minutos (o tempo de cozedura varia conforme o tamanho do polvo).
- Retire o polvo da panela, escorra e corte-o em rodelas com cerca de 1 cm de espessura. Coloque as rodelas numa tigela grande, preferencialmente de madeira.
- Coza as batatas já cortadas em pedaços grossos na água onde foi cozido o polvo e coloque-as noutro recipiente.
- Polvilhe sal grosso sobre as rodelas de polvo e regue-as com o azeite misturado com a páprica. Se preferir, polvilhe primeiro a páprica e depois regue com azeite.
- Faça o mesmo com as batatas.
- Deixe o polvo repousar para que os sabores do azeite e da páprica se incorporem.
Dicas
- A páprica e o pimentão doce não são exatamente a mesma coisa mas, nesta receita, pode utilizar aquele que mais apreciar.
- A receita de polvo à galega é bastante versátil e pode adicionar ou substituir ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal.
- Por exemplo, pode adicionar ervas frescas como salsa ou coentro para dar mais sabor ao prato. Também pode experimentar diferentes tipos de páprica (doce, picante ou defumada) para variar o sabor.
- Além disso, se você não tiver todos os ingredientes em mãos, pode substituí-los por outros semelhantes. Por exemplo, se você não tiver folhas de louro, pode usar tomilho ou alecrim.
- No entanto, é importante lembrar que a adição ou substituição de ingredientes pode alterar o sabor final do prato.
- Portanto, é sempre uma boa ideia experimentar e ajustar a receita de acordo com o seu gosto pessoal.