A tarte tatin é uma sobremesa incontornável na culinária francesa, mas que já ganhou fãs um pouco por todo o mundo, devido ao seu preparo simples e sabor único. Diz-se que esta tarte foi inventada devido a um esquecimento.
Diz-se que uma dona de casa se esqueceu de colocar a base da tarte e levou apenas as maçãs ao forno; para compensar o esquecimento, colocou a base da tarte por cima das maçãs e depois de pronta a tarte, simplesmente virou-a ao contrário. Assim, a tarte tatin de maçã ainda hoje é preparada ao contrário, em honra desse esquecimento com resultados tão bons. Aprenda a receita e surpreenda-se!
Tarte tatin de maçã
Ingredientes
- 1 rolo de massa folhada
- 5 maçãs
- 200 g de açúcar
- 80 g de manteiga
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Escolha uma forma que possa ir ao lume (ou uma frigideira que possa ir ao forno) e despeje nela o açúcar, levando a caramelizar até ter um caramelo claro.
- Junte a manteiga ao caramelo e mexa para incorporar. Retire o caramelo do lume e reserve.
- Descasque as suas maçãs, descartando o caroço. Corte-as em fatias grossas e espalhe-as por cima do caramelo.
- Leve novamente a forma a lume e deixe as maçãs cozinharem até caramelizarem também. Retire a forma do lume quando as maçãs estiverem meio cozidas.
- Cubra as maçãs com a massa folhada, tendo o cuidado de entalara a massa nos rebordos. Leve tudo ao forno até a massa folhada dourar.
- Com a ajuda de um prato, vire a tarte tatin da forma ainda quente. Deixe arrefecer antes de servir.
Dicas
- Certifique-se de que cobre bem todo o fundo da forma com as maçãs. Este fruto tem tendência a reduzir quando cozinha e, se não cobrir bem o fundo, terá espaços sem maçã na sua tarte.
- É importante que retire e vire a sua tarte quando ainda está quente, já que depois de fria se pode agarrar à forma e dificultar o processo de remoção.
- Polvilhe canela em pó por cima da maçã, depois de esta estar virada, para um toque especial ao servir.
- Pode fazer a base para a tarte em casa, misturando para isso 500g de farinha, 200g de manteiga, 200g de açúcar, 5 gemas, e 1 colher de sopa de fermento em pó. Depois, apenas terá de misturar tudo até formar uma bola maleável. Embrulhe bem em filme plástico e leve ao frigorífico durante uma hora antes de moldar a massa com o rolo.
- Use maçãs mais firmes e ligeiramente ácidas para melhores resultados. Variedades como a Granny Smith ou a Golden são perfeitas para esta sobremesa.
- Não use uma colher para mexer as maçãs enquanto estas estão a caramelizar, para que o fruto não se desfaça. Em vez disso, mexa ligeiramente a forma ou a frigideira.