Todos nós, quando éramos crianças, provámos algumas vez o xarope de cenoura. As nossas mães e avós insistiam que era o melhor remédio caseiro para a tosse e para alguns dos sintomas de gripes e resfriados. E não é que tinham mesmo razão? O açúcar derretido tem propriedades lubrificantes e expetorantes, eliminando o catarro e aliviando a tosse.
As propriedades anti-inflamatórias e as vitaminas da cenoura fazem o resto: aliviam alguns dos sintomas de resfriados e gripes e reforçam as defesas do organismo. Pode ainda adicionar mel, limão ou gengibre e torná-lo este remédio caseiro ainda mais eficaz. Aprenda a fazer xarope de cenoura!
Xarope de cenoura
Ingredientes
- 1 cenoura grande
- 2 colheres de sopa de açúcar
Preparação
- Descasque a cenoura e corte-a em rodelas finas.
- Coloque as rodelas de cenoura numa taça, adicione o açúcar e envolva.
- Deixe repousar durante algumas horas até se formar o xarope.
- Consuma várias vezes ao dia.
- Guarde no frigorífico durante 1 semana, no máximo.
Dicas
- Gengibre: adicione um pouco de gengibre ralado ao xarope de cenoura. Aumenta as propriedades anti-inflamatórias e ajuda no alívio da tosse e outros sintomas da constipação.
- Curcuma: possui propriedades descongestionantes e ajuda no reforço do sistema imunitário.
- Limão: fornece vitamina C que reforça as defesas do organismo. Basta espremer o sumo de um limão no xarope de cenoura.
- Laranja: tem as mesmas propriedades do limão, mas é menos ácido.
- Mel: também possui propriedades anti-inflamatórias. Se resolver adicioná-lo ao xarope, reduza a quantidade de açúcar (ou em alternativa, utilize apenas o mel). ATENÇÃO: o mel não deve ser consumido por crianças com menos de 2 anos de idade.