A gastronomia portuguesa é rica e variada, especialmente em pratos de carne. Existem algumas diferenças de norte a sul do país e entre o litoral e o interior. Mas, regra geral, predominam o cabrito, o cordeiro e o porco como carnes mais comuns, seguidas pelo frango, vitela e coelho.
Cada região desenvolveu os seus próprios pratos típicos. No entanto, as distâncias de outrora esbateram-se e, hoje em dia, é possível comer um prato alentejano em Trás-os-Montes ou um minhoto na Madeira, por exemplo.
Se procura sugestões de receitas tradicionais e originais, feitas segundo a moda antiga, esta é a lista certa para si! Descubra alguns dos melhores pratos típicos portugueses de carne.
1. Carne de porco à Alentejana
A carne de porco à alentejana é um prato típico português. Pode ser mais ou menos intensa, tendo em conta a proporção de um ingrediente em particular, o pimentão. Veja e aprenda a confecionar um prato que pode ser interessante no Verão ou no Inverno, ou até, como entrada.
E se está a perguntar-se sobre o porquê desta versatilidade, pense que tanto vai bem com um bom vinho tinto, quanto com um branco gelado mediterrânico, ou mesmo com uma cerveja típica ou artesanal.
2. Borrego assado no forno
Sempre que chega a Páscoa, a procura por um bom pedaço de borrego para assar no forno torna-se parte do dia a dia dos portugueses. A tradição manda que seja este o prato típico para almoçar com a família durante esta época. Mas se antigamente era apenas na Páscoa que se comia borrego, hoje é cada vez mais comum fazê-lo durante quase todo o ano.
Acompanhado por batatas, grelos ou espinafres (e talvez regado com algum molho cuja receita é segredo de família), o borrego assado no forno é sempre uma daquelas refeições que agrada a toda a gente. Aprenda a receita!
3. Rojões à Minhota
Este é um daqueles pratos típicos que nos trazem todas as recordações do Minho. Na sua confeção estão presentes a tradição e a sabedoria minhota, a cultura de um povo que é especialista em criar pratos nobres com ingredientes simples e baratos.
Os rojões à minhota são um prato pesado, à imagem de quase toda a gastronomia da região do Minho. Existem formas de os tornar mais leves e refrescantes, mas para saber isso terá que ler a receita. 🙂 Aprenda a fazer rojões à minhota!
4. Lombo de porco assado no forno
A verdade é só uma: o lombo de porco assado no forno é um dos melhores pratos que pode pensar para jantares entre a família e amigos. Por tudo, pela simplicidade de preparo, pela riqueza de sabores, e pela própria versatilidade de combinações, tanto de acompanhamentos, quanto na própria receita.
Contudo, a nível de tempo e temperatura de confeção, tempero e da própria operação de marinar, o lombo de porco assado no forno deve passar por alguns passos seguido com rigor. Aprenda a receita!
5. Cabidela de leitão
Prato típico da Região da Bairrada, que é confecionado com sangue e miúdos do leitão (coração, pulmões e fígado) cortado aos bocadinhos e temperados com o molho do leitão, banha, sal, azeite, cebola, vinho tinto e água. Aprenda a fazer uma deliciosa Cabidela de Leitão!
6. Cabrito assado no forno à portuguesa
Existem poucos pratos típicos que reúnem tanto consenso como este. Por todo o país, os portugueses dedicam os seus domingos aos almoços em família e, um dos pratos que não pode faltar, é o cabrito assado no forno acompanhado com batatas. Trata-se de uma refeição farta e que convida a um bom vinho tinto.
Esta é a mais típica receita de cabrito assado no forno. Também pode cozinhá-lo, se tiver condições para isso, em forno de lenha e, assim, experimentar um pouco da tradição e dos costumes das nossas avós. Reúna os ingredientes e deite mãos à obra!
7. Borrego assado no forno à Alentejana
Antigamente, era considerado comida nobre. Talvez por isso mesmo se tenha tornado tradição consumir borrego assado no forno especialmente em épocas festivas, como a Páscoa ou o Natal. O certo é que todas as tradições acabam por evoluir e, hoje, ele é consumido de forma regular durante todo o ano.
Esta receita, típica do Alentejo, requer que se asse o borrego no forno lentamente. Só assim é possível apurar todo o sabor e garantir que a carne seja tenra. Ourto fator importante é limpar bem a carne, mas isso está explicado nas instruções deste prato. Aprenda a fazer borrego assado no forno à alentejana.
8. Frango à Guia
Com origem no Algarve, a fama do Frango da Guia espalhou-se por todo o país à medida que os turistas chegavam e o descobriam. Daí até ser conhecido em todo o lado foi um pequeno passo. É, talvez com muita justiça, considerado um dos melhores frangos assados de Portugal.
O grande segredo está no molho, guardado a sete chaves, e que sempre despertou a curiosidade de quem experimenta este petisco. Mas é possível recriá-lo em sua casa de uma forma tão perfeita que lhe irá saber quase tão bem como no local original. Aprenda a fazer um delicioso frango à Guia!
9. Plumas de porco preto grelhadas
Ninguém sai do Alentejo sem provar umas deliciosas plumas de porco preto grelhadas. Não sabemos muito bem a razão, mas de facto parece que este tipo de receitas sabem sempre muito melhor nesta região! 🙂 Qual será o segredo? Provavelmente, o carinho com que eles preparam as refeições.
Acompanhadas por um arroz de feijão, por batatas fritas ou por um salteado de legumes, o certo é que as plumas de porco preto nunca falham: agradam sempre a toda a gente. Se ficou com água na boca e está curiosa por experimentar, siga a nossa receita e conte-nos o resultado!
10. Ensopado de borrego à Alentejana
Existem receitas de ensopado um pouco por todo o país. No fundo, cada região tem o seu próprio método para cozinhar este prato. Por isso mesmo, falar-se numa receita típica portuguesa para cozinhar borrego seria faltar à verdade. Das muitas receitas que existem, esta é uma das mais famosas e apreciadas: ensopado de borrego à Alentejana.
Como não poderia de ser, é feita com alguns dos melhores produtos naturais do Alentejo e guarnecida pelo melhor pão alentejano. Se existe um ensopado de borrego alentejano, esta é a forma de o fazer. Se ficou curiosa (e com apetite), basta seguir a nossa receita!
11. Arroz de pato
Nasceu em Braga e a sua fama espalhou-se por todo o país. O arroz de pato é uma daquelas receitas repletas de sabor e tradição que agradam sempre a toda a gente. Feito no forno para alourar as rodelas de chouriço e apurar ainda mais o sabor, esta iguaria é ideal para um almoço de domingo em família.
Não existem grandes segredos para a confeção desta receita antiga. Basta escolher produtos de qualidade e seguir as instruções. Se ficou convencida, deite mãos à obra e surpreenda a sua família este delicioso arroz de pato.
12. Cabrito estonado
Não é uma receita comum e requer algum preceito, mas o cabrito estonado à moda de Oleiros vale claramente a pena! De facto implica cuidado na escolha e seleção dos ingredientes, e na própria confeção, a vários níveis, mas para quem quer cativar está aqui o caminho.
A referência ao leitão deve-se a este cabrito estonado ter, contra todas as previsões, uma pele altamente crocante e deliciosa, que se torna irresistível. Alvo de múltiplas possibilidades de acompanhamentos, conforme manifestamos nas nossas notas, é um manjar que não deve perder.
13. Ensopado de javali
O javali é considerado uma iguaria preciosa em algumas regiões do país, com especial destaque para o Alentejo. Por ser um animal selvagem, não é fácil cozinhar a sua carne. Por isso mesmo, é frequente utilizar-se o método de estufar ou guisar ou, como nesta receita, de fazer um ensopado de javali.
Mas esse não é o único passo importante para cozinhar javali. Um dos mais importantes é lavar a sua carne para torná-la mais macia. O outro é fazer uma marinada para javali. Estes 2 processos irão garantir que o resultado final seja uma carne macia e deliciosa. Aprenda a fazer ensopado de javali.
14. Frango na púcara à moda de Alcobaça
Este prato é riquíssimo em sabores e vai fazer sucesso por vários motivos. A originalidade da púcara de barro, a riqueza dos ingredientes, mas principalmente o sabor. O frango na púcara à moda de Alcobaça tem tudo isso.
Não hesite em experimentar a nossa receita que vai remeter para um ambiente mais rural, e de grande bom gosto. Vai surpreender os seus familiares e amigos com esta receita original e tradicional de frango na púcara à moda de Alcobaça.
15. Negalhos
Diz a lenda que esta receita surgiu por necessidade. Segundo se consta, durante a época das invasões francesas, os soldados roubavam toda a carne aos agricultores da região centro. Estes, desesperados, foram obrigados a recorrer à criatividade para fazer comida com o pouco de sobrava. Surgiram assim os negalhos, feitos com o estômago e as tripas das cabras.
A receita não é difícil mas dá trabalho. Entre a preparação e o tempo necessário para assar no forno vão cerca de 6 horas. Mas garantimos que, apesar de ser um prato estranho, vale bem a pena experimentá-lo. Aprenda a fazer negalhos, um prato típico português de carne, oriundo da região de Miranda do Corvo.
16. Frango à maricas
Esta é uma daquelas receitas que não deixa ninguém indiferente… quanto mais não seja pelo nome: frango à maricas! Iremos tentar não explicar as razões de assim ser chamado e preferimos colocar a nossa atenção na receita! 🙂
Ao ser assado no forno com um limão no interior (que deve estar furado), a carne adquire um aroma e um sabor únicos. Toda a gente gosta e todos querem repetir. Ficou convencida? Então reúna os ingredientes e prepare este frango à maricas.