Quando se pensa em Páscoa, pensa-se em folar. Dependendo da região, este folar pode ser mais doce ou mais salgado. Se no resto do país quem ganha é o folar doce (como o folar de Olhão e o folar Alentejano), no Norte as preferências recaem sobre o folar salgado (como o folar de Chaves ou o folar de Valpaços, em Trás-os-Montes), seguindo-se ainda hoje receitas tradicionais desta iguaria que são de comer e chorar por mais.
Para um folar salgado, as carnes de qualidade são essenciais, já que são elas que vão dar o sabor característico ao folar e torná-lo ainda mais rico e reconfortante. Por isso, se quer fazer um folar de carnes Transmontano em sua casa, siga a nossa receita simples e prática. Depois de provar, diga-nos se gostou do resultado!
Folar de carnes Transmontano
Ingredientes
- 500 g de farinha
- 100 g de manteiga
- 100 g de banha
- 200 g de chouriço de carne
- 200 g de peito de frango
- 150 g de presunto em tiras
- 30 g de fermento de padeiro
- 1,5 dl de azeite
- 6 ovos
- 2 gemas
- qb de água
- qb de sal
Preparação
- Coloque a farinha numa bancada e faça uma cova no meio da farinha. Nessa cova, coloque os ovos, a manteiga, a banha, 1dl de azeite, o fermento diluído num pouco de água e uma pitada de sal.
- Misture bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogénea e até que a massa se despegue com facilidade das mãos e da bancada de trabalho.
- Faça uma bola, coloque-a num alguidar, polvilhe com farinha e tape. Leve a levedar num sítio quente durante 1 hora.
- Entretanto, coloque o restante azeite numa frigideira. Coloque nela o frango desfiado, o presunto e o chouriço cortado em rodelas e deixe cozinhar uns minutos, até o frango estar pronto. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Quando a massa tiver levedado, divida-a em duas partes. Coloque uma parte num tabuleiro untado com manteiga. Cubra com as carnes e com a restante massa, garantindo que fecha bem os bordos.
- Bata as duas gemas e pincele-as por cima do seu folar. Leve o folar ao forno durante cerca de 40 minutos. Sirva morno ou frio.
Dicas
- Trabalhe a massa da covinha para as bordas, para tornar mais fácil o processo de misturar os ingredientes do folar.
- O seu folar deverá levedar num local com temperatura constante e quente, para que cresça melhor.
- Se quiser, pode temperar as carnes com um pouco de sal, quando estas estiverem na frigideira. Não use demasiado, já que o presunto e o chouriço são naturalmente salgados.
- Carnes de qualidade vão fazer toda a diferença no resultado desta receita. O uso de um azeite igualmente de qualidade também faz diferença na massa.
- Pode usar salsa para dar mais sabor ao folar. Pode incorporá-la na massa, misturando-a bem, ou colocá-la ao mesmo tempo que as carnes.
- Se o topo do folar estiver a ficar demasiado escuro, cubra-o com papel de alumínio até ao final do tempo de cozedura.
Folar de carnes se come frio ou quente ?
Come-se frio. Mas também pode prová-lo ainda morno, um pouco depois de sair do forno.