Quem experimente as rabanadas no forno normalmente adora o resultado. Comidas ainda mornas são praticamente iguais às originais, com a vantagem de serem muito menos calóricas. Um senão passa por no dia seguinte ficarem um pouco mais secas. Mas veja as dicas, pois existe sempre uma solução.
Provavelmente também conseguirá que as rabanadas no forno à moda antiga sejam muito mais saudáveis, já que não irá utilizar óleo na sua confeção. Assim, pode meter mãos à obra e sentir-se com menos culpa por as degustar com o acompanhamento que mais apreciar.
Rabanadas no forno à moda antiga
As rabanadas no forno são uma forma muito interessante de confeccionar este prato tipicamente natalício. Veja esta receita e programe como as vais fazer.
Ingredientes
- 2 baguetes grandes cortadas diagonalmente
- 0,5 l de leite
- 5 ovos batidos
- 1 pau de canela
- qb açúcar amarelo
- qb manteiga
- qb canela
- qb casca de limão
Preparação
- Ferva o leite com o pau de canela e devidamente adoçado com o açúcar amarelo.
- Em seguida molhe as fatias no leite e escorra-as para retirar o excesso.
- Passe as fatias pelos ovos e coloque-as num tabuleiro untado com manteiga.
- Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 ºC até que fiquem douradinhas.
- Polvilhe com açúcar e canela.
Dicas
- As rabanadas ficam deliciosas com qualquer tipo de pão. O critério decisivo é mesmo utilizar pão endurecido com um ou dois dias. Faz toda a diferença.
- A utilização de pão endurecido é também muito importante, pois o pão fresco tem a tendência para absorver muito mais óleo durante a fritura.
- Para evitar que as rabanadas fiquem mais secas no dia seguinte, pode sempre fazer e acrescentar-lhes uma calda. Para isso junte água, mel, casca de limão e canela. Leve ao lume e em seguida regue as rabanadas. Outra opção é fazer uma calda juntando partes iguais de água e vinho do porto.
- O corte do pão não pode ser em fatias muito finas, pois se tal ocorrer é muito provável que fiquem demasiado húmidas quando as passar por ovos e leite. Para além disso o pão deve ser colocado por pouco tempo na mistura.
- Não misture os ovos e o leite onde vai passar o pão. Se o fizer perderá o carácter crocante e influenciará a própria cor dourada que certamente quererá preservar. Outro aspeto que evidentemente vai ganhar é o sabor.
- Existem muitos ingredientes clássicos associados às rabanadas. Mas a verdade é que esta iguaria se presta a inovações, por isso para além dos tradicionais açúcar, leite e ovos, opções como vinho do porto, vinho tinto, doce de ovos, leite condensado, frutos secos, etc, podem ser experimentadas.
- O acompanhamento das rabanadas com uma bola de gelado, frutos secos, ou um topping preparado delicadamente faz cada vez mais sucesso.
Dados Nutricionais
Serving: 100GCalorias: 97kcalHidratos de Carbono: 7gProteínas: 6gGordura: 5gGordura Saturada: 2gColesterol: 109mgSódio: 102mgPotássio: 133mgFibras: 1gAçúcar: 4gVitamina A: 250IUCálcio: 100mgFerro: 1mg