É sem dúvida um dos pratos de eleição dos portugueses. O arroz de polvo tem inúmeros apreciadores e não é para menos. De facto, é um regalo para o paladar, para o olfacto e para a vista.
Malandrinho como se quer, este arroz de polvo não deixa ninguém indiferente e conquista os mais exigentes. Verifique as combinações e sugestões que apresentamos nas nossas notas e crie um prato de identidade.
Arroz de polvo malandrinho
Um clássico que conta com inúmeros apreciadores. Invista no arroz de polvo malandrinho. Esta nossa receita é simples e fácil de fazer e o sucesso é garantido.
Ingredientes
- 1 kg de polvo
- 2 cebolas
- 1 dente de alho
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 chávena de chá de arroz agulha
- 1 colher de sopa de pimento vermelho aos cubinhos
- qb de sal
- qb de pimenta
- qb de coentros
Preparação
- Coza o polvo numa panela com água, onde coloca uma cebola descascada e um fio de azeite. Deixe cozinhar por um período de 40 minutos.
- Retire o polvo do tacho e deixe arrefecer.
- Corte os tentáculos e as restantes partes do polvo em pedacinhos. Reserve.
- Coloque um fio de azeite num tacho e refogue um pouco a cebola picada, juntamente com um dente de alho picado, a polpa de tomate e o pimento vermelho.
- Junte o arroz e deixe cozinhar mais um pouco.
- Acrescente a água de cozedura do polvo e mais um pouco de água, de modo a que tenha quantidade suficiente para o arroz ficar malandrinho. Tempere com sal e pimenta.
- Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
- Acrescente o polvo, retifique de sal e pimenta e deixe ferver.
- Sirva polvilhado com coentros.
Dicas
- O ponto de cozedura do polvo deve ser controlado e o fogão apagado, apenas quando perceber que o polvo está macio. Uma boa forma de o fazer é espetando um garfo.
- Limpe o polvo das partes onde a pele tem tendência para ser mais viscosa e menos agradável, mas deixe as suas ventosas.
- Ao invés de acrescentar o arroz, pode primeiro colocar a água de cozer o polvo. As duas maneiras são possíveis.
- Os condimentos podem ser enriquecidos com alguns ingredientes como piripiri ou pimento verde.
- Se quiser pode aproveitar um pouco do polvo cozido para fazer uma bela entrada. Uma salada de polvo ou um carpaccio são hipóteses muito interessantes.
- Um vinho branco servido à temperatura ideal é adequado para este prato. Mas um bom vinho tinto vai igualmente bem.
Dados Nutricionais
Serving: 200GCalorias: 239kcalHidratos de Carbono: 13gProteínas: 38gGordura: 3gGordura Saturada: 1gColesterol: 120mgSódio: 579mgPotássio: 1025mgFibras: 2gAçúcar: 4gVitamina A: 1311IUVitamina C: 55mgCálcio: 149mgFerro: 14mg