Antigamente, era considerado comida nobre. Talvez por isso mesmo se tenha tornado tradição consumir borrego assado no forno especialmente em épocas festivas, como a Páscoa ou o Natal. O certo é que todas as tradições acabam por evoluir e, hoje, ele é consumido de forma regular durante todo o ano.
Esta receita, típica do Alentejo, requer que se asse o borrego no forno lentamente. Só assim é possível apurar todo o sabor e garantir que a carne seja tenra. Ourto fator importante é limpar bem a carne, mas isso está explicado nas instruções deste prato. Aprenda a fazer borrego assado no forno à alentejana.
Borrego assado no forno à alentejana
Ingredientes
- 1 kg de carne de borrego
- qb batatas
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 cravinhos
- 3 tiras de entremeada
- qb sal
- qb pimenta
- qb colorau
Preparação
- Limpe bem a carne para remover a gordura gelatinosa e o bedum (mau cheiro). Se tem dúvidas como preparar a carne de borrego, leia as notas no final.
- Tempere com o sal, colorau, alhos picados, cravinho e louro.
- Regue com vinho branco e deixe marinar durante 1 dia.
- Coloque a carne num tabuleiro de ir ao forno e regue com azeite.
- Adicione a cebola cortada, pimenta preta e a entremeada cortada em pedaços.
- Leve ao forno (pré-aquecido) e deixe assar lentamente.
- Mais ou menos a meio do tempo, adicione as batatas (com ou sem casca, como preferir).
- Vá regando o assado com o molho da carne e verificando se está assado o suficiente.
Dicas
Como limpar e preparar borrego para assar:
- Comece por encontrar um recipiente que permita mergulhar a carne que vai lavar. Se for um pedaço grande de borrego pode optar por um alguidar.
- Com a ajuda de uma faca que corte bem, retire o máximo de gorduras que encontrar no borrego. Mesmo quando é limpo no talho, acaba por ficar sempre alguns pedaços.
- Ligue a torneira da água quente e deixe a água aquecer no máximo. O borrego deve ser lavado com água bem quente, não água morna. Passe o borrego por várias águas, garantindo que a temperatura se mantém mesmo quente.
- Encha o recipiente com água bem quente e esprema dois limões para a água. Corte depois o que resta do limão e junte à água. Coloque a carne na água e deixe ficar por meia hora.
- Passado meia hora, escorra a carne e coloque no tabuleiro que vai usar para a temperar o borrego para a sua receita.