Por ser um prato de confeção lenta, que exige paciência e bastante tempo de confeção, o coelho assado no forno é uma opção ideal para um almoço de domingo em família. Aliás, de certeza que as suas memórias em relação a este prato envolvem um desses almoços, provavelmente na casa da avó, na aldeia perdida do meio da serra. 🙂 São memórias como estas que nos fazem ver a comida com outros olhos.
Acreditamos que cada mãe de família terá a sua própria receita de coelho assado no forno. Provavelmente foi passada de geração em geração e confecionada sempre com muito carinho para a sua família. Se está com disposição para recordar esses momentos, esta é a receita ideal para si! 🙂 Reúna os ingredientes e deite mãos à obra!
Coelho assado no forno
Ingredientes
- 1 coelho (cortado aos pedaços)
- 800 g batatas
- 1 dl de vinho branco
- 2 cebolas médias
- 3 fatias de toucinho fumado
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- qb salsa
- qb sal
- qb pimenta
- qb colorau
- qb azeite
Preparação
- Num recipiente, introduza o coelho e faça uma marinada com os alhos esborrachados, as folhas de louro, sal, pimenta, colorau e o vinho branco.
- Deixe o coelho marinar por uma hora.
- Se preferir pode deixá-lo nesta marinada de um dia para o outro. Fica mais saboroso.
- Entretanto, numa taça deite as batatas cortadas ao meio e as cebolas cortadas aos gomos, tempere-as com sal, pimenta e um fio de azeite.
- Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o coelho, em volta disponha as batatas e as cebolas temperadas.
- Deite a marinada por cima, regue com um fio de azeite e disponha por cima as fatias do toucinho fumado.
- Leve ao forno, previamente aquecido a 230º, a assar cerca de 1 hora, de vez em quando vá regando o coelho com o próprio molho.
- Depois de assado, sirva o coelho polvilhado com um pouco de salsa picada a gosto.
Dicas
- Se tem dúvidas sobre como preparar a marinada ideal para o coelho assado, pode espreitar este artigo sobre as melhores formas de fazer marinadas para cada situação.
- Se gosta de um pouco de picante, pode adicionar malagueta ou piripiri em vez da pimenta.
- Apesar de poder fazer esta receita com um coelho comprado no supermercado, recomendamos que utilize um coelho de caça, se possível.
- Pode adicionar outras especiarias ao coelho assado, consoante o seu gosto pessoal. No entanto, tente não abusar e mantenha o tempero o mais simples possível.