Os licores portugueses tradicionais são feitos, sobretudo, à base de frutas e de ervas aromáticas, às quais se junta aguardente. Esta é a forma mais típica de produzir licores caseiros. Existem outras possibilidades, como o uso de leite, por exemplo.
Alguns destes licores começaram por ser locais e ganharam fama nacional e, em alguns casos, até internacional. É o caso da ginjinha de Óbidos, que delícia todos os turistas que passeiam por esta vila histórica.
Apesar de serem muito simples e fáceis de fazer, a produção de licores requere sobretudo tempo e paciência. Isto porque, na maioria dos casos, os frutos devem repousar em aguardente durante algumas semanas. Aprenda a fazer licores portugueses tradicionais e caseiros.
1. Licor de medronho
Com este licor de medronho vai obter uma espécie de néctar revigorante. Quem provar ficará certamente curioso sobre a forma como o pode fazer. E é tão simples, que se fica de queixo caído.
Deve existir cuidado no processo, e é um facto que a espera ainda é longa por comparação a outros licores, mas vale totalmente a pena. É portanto uma excelente opção para oferecer a familiares e amigos, quando pretender reforçar o apreço que tem por eles. Aprenda a fazer licor de medronho!
2. Licor de Poejo
Este preparado de licor de poejo pode ser feito com a planta em vários estados. A receita que lhe trazemos utiliza a erva seca. Sendo simples, requer algum preceito e paciência, mas vale a pena pelo resultado final.
O licor de poejo explora as caraterísticas organoléticas nomeadamente a cor, o sabor e o cheiro e cativará por esse mesmo motivo. Tem aqui igualmente uma hipótese de iniciar uma atividade que lhe dará para presentear familiares e amigos.
3. Ginjinha de Óbidos
É um dos mais famosos licores portugueses. A ginjinha de Óbidos ganhou fama mundial e encanta os turistas nacionais e internacionais que visitam esta maravilhosa vila. E se for bebida no tradicional copinho de chocolate, melhor ainda…
A receita original é secreta e poucos a conhecem. No entanto, não é difícil conseguir um resultado que se aproxima bastante. Uma coisa é certa: quando desfrutada na vila de Óbidos, sabe sempre melhor! 🙂 Mas se quiser fazê-la em casa, esta é a receita que deve seguir. Aprenda a fazer ginjinha de Óbidos.
4. Licor de Merda
Os seus mercados principais, além do nacional, são o Luxemburgo e a Suíça e no mundo da gastronomia, são inúmeras as receitas à base de licor de merda, que se multiplicaram com nomes como “ gelado de merda” ou “mousse de merda”. Até Cocktail, também existem vários, basta começar com a “caipimerda”…
Falamos, obviamente, do Licor de Merda. Um dos mais famosos e estranhos licores portugueses. Mas não se assuste: os ingredientes deste licor são bem mais simples do possa parecer e é possível fazê-lo em casa. Aprenda a receita!
5. Licor de mel
O ingrediente principal desta receita é rei em muitos preparados, o que se justifica por ser uma matéria de excelência. O licor de mel vai buscar a essência deste produto, para que possa degustar e retirar todo o prazer de uma bebida.
Ideal como aconchego, após uma boa refeição, ou mesmo para adicionar a algumas receitas, o licor de mel é também uma excelente oferta para familiares e amigos. Principalmente se feito de modo personalizado.
6. Licor de canela
Dono de um aroma e sabor muito caraterísticos, o principal ingrediente desta receita tem uma identidade muito própria. Neste caso dá origem a um licor de canela, que é muito simples de pôr em prática.
Contudo, a essa simplicidade está aliada uma bela experiência, pois o licor de canela empresta uma verdadeira mistura de sensações. Desperta os paladares mais exigentes e agradará a familiares e amigos, sendo uma excelente forma de os homenagear.
7. Licor de amora
O licor de amora deriva de um fruto delicioso, que pode ser apanhado na natureza nos lugares certos, mas sempre com muito cuidado. Os arbustos da amora silvestre são espinhosos e muito vigorosos, e, por isso mesmo, é um processo desafiante.
Ou seja, pode juntar o útil ao agradável e depois de apanhar os frutos na natureza, preparar um belo licor de amora. Quando presentear os seus convidados, familiares e amigos, vai de certeza cativar pela positiva.
8. Licor de morango
Os morangos são frutas altamente apelativas e que dão origem aos preparados mais variados e deliciosos. Por essa razão a sugestão de licor de morango que lhe apresentamos é de levar em conta para ocasiões especiais.
Seja como for, não deixe de experimentar e afinar esta receita, pois fará sempre sucesso quando disser junto dos seus familiares e amigos que foi você que preparou um belo licor de morango.
9. Licor de tangerina
Tem neste licor de tangerina a possibilidade de apreciar uma variedade incrível de sensações. A frescura do fruto associada ao seu gosto caraterístico surpreendera todos pela positiva.
O processo de preparação é muito simples, e, por isso, tem mais do que motivos para experimentar. Prove o nosso licor de tangerina e é garantido que vai apreciar uma experiência incrível, para a qual pode convidar familiares e amigos.
10. Licor de café
A receita de licor de café que lhe trazemos é fácil, económica e desafiante. Deixe-se levar por ela e agrade aos seus familiares e amigos, conseguindo, por exemplo, uma oferta sempre pronta para aqueles de quem mais gosta.
Para isso teste, prove, melhore e chegue a várias versões consoante o gosto dos seus comparsas. É muito importante a paciência, pois este é um licor que requere algum envelhecimento. Mas pode sempre ir aprimorando este belo licor de café, seguindo também as notas que lhe deixamos.
11. Licor de chocolate
Poderíamos dizer muita coisa, mas vamos referir os dois aspectos que nos parecem mais importantes. Em primeiro lugar é delicioso, e em segundo lugar é extremamente fácil de fazer este licor de chocolate.
São apenas três os ingredientes que precisará reunir, com a vantagem de poder fazer opções a nível de quantidades e de combinações. Este licor de chocolate impressionará os seus convivas pela rapidez com que o poderá fazer. Ora experimente.
12. Licor de ginja
Vem de longe a fama deste licor, que deriva de experiências que se iniciaram na zona oeste com esta espécie de cereja selvagem. O licor de ginja vai certamente fazer sucesso entre os seus convivas.
Neste caso, é um passo chave escolher bem os ingredientes e trata-los com preceito. Daí resulta uma experiência que se aproximará de algo sublime, que pode ser tomado seguindo algumas das notas que lhe apresentamos para este licor de ginja.
13. Licor de cereja
Saudades de uma ginjinha de Óbidos? Bem… não é exatamente a mesma coisa mas é o melhor que lhe podemos arranjar! E vai ver que resultado é fantástico! 🙂 Este licor de cereja é muito fácil de se fazer. É a solução ideal para aproveitar aquelas cerejas em excesso.
Além disso, origina um licor aromático, que se bebe facilmente, um pouco semelhante ao licor que vem dentro de alguns bombons de chocolate? Convencido? E se lhe dissermos que também pode comer as cerejas depois de feito o licor? 🙂 Ahh, agora sim, certo? 🙂 Aprenda a fazer licor de cereja!
14. Licor de abacaxi
Esta receita de licor de abacaxi é a forma perfeita de criar um produto exótico de forma artesanal e prática. Com este digestivo vai impressionar familiares e amigos pela positiva e pode dar largas à imaginação no modo como adapta o procedimento a outros ingredientes.
O licor de abacaxi tem ainda a vantagem de ter pouco tempo de maturação e, portanto, de lhe proporcionar o prazer de degustar a bebida final de maneira breve. Veja a nossa ideia para licor de abacaxi e deixe-se levar pela iguaria.