A gastronomia típica do Alentejo é rica em aromas e sabores que nos enchem a alma e o estomago. Ao longo dos tempos (e fruto da necessidade), os alentejanos foram criando pratos típicos com recurso a ingredientes simples, baratos e facilmente disponíveis. Mas a sua criatividade fez com que conseguissem criar receitas extraordinárias e repletas de carisma.
As sopas do Alentejo refletem essa forma de fazer culinária: são simples e, muitas das vezes, destinavam-se a aproveitar ingredientes que sobraram de outras refeições. O resultado, no entanto, são pratos que não deixam ninguém indiferente. Conheça algumas das mais típicas e famosas receitas de sopas do Alentejo.
1. Sopa de favas à Alentejana
Se há refeições que nos trazem memórias de outros tempos, a sopa de favas à Alentejana é uma delas. É impossível saboreá-la sem recordar os dias passados na casa dos nossos avós e no carinho com que elas preparavam este pequeno mimo para a sua família.
2. Sopa Alentejana de coentros
A sopa alentejana de coentros é um daqueles segredos transmitidos se mães para filhas e um verdadeiro símbolo da gastronomia do Alentejo. É a prova mais simples de que realmente é possível fazer culinária de alta qualidade com recurso a ingredientes muito simples.
3. Sopa de tomate alentejana
É um prato de conforto e aconchego, que nos faz bem ao corpo e à alma. A sopa de tomate alentejana convence os mais céticos pelo sabor que proporciona. Prove a nossa versão e acreditamos que fará uma viagem a mundos rurais de profunda acalmia e relaxe.
4. Sopa de peixe alentejana
O sabor a mar combinado com o sabor ao Alentejo… Haverá algo melhor? 🙂 Esta sopa de peixe alentejana reúne tudo aquilo que é necessário para poder desfrutar dos mais típicos sabores do Alentejo.
5. Sopa de beldroegas
A sopa de beldroegas é mais um dos muitos tesouros da gastronomia alentejana. A história deste prato é surpreendente: as beldroegas são uma planta que nasce livremente nos campos do Alentejo e que, em teoria, serviriam apenas para alimentar os animais. No entanto, por necessidade, os alentejanos pegaram nesta planta e fizeram muitas e deliciosas receitas típicas com ela.
6. Açorda de peixe
Uma das formas mais tradicionais de se preparar uma açorda é juntando-lhe algum peixe, para assim conseguir um prato ainda mais rico e cheio de sabor e fazer com que a receita renda ainda mais, o que é perfeito para famílias numerosas.
7. Açorda de tomate alentejana
Quando pensamos em comida ao estilo mediterrânico, temos tendência a pensar em tomates maduros e sumarentos, e umas fatias de pão com um aspeto bem apetitoso. E não é que existem muitas receitas tipicamente portuguesas que mostram que esses dois ingredientes combinam na perfeição?
8. Sopa de cardos à Alentejana
A sugestão que lhe trazemos consegue transportar-nos para uma viagem virtual ao campo, local caraterístico do principal ingrediente que dá nome ao prato. De facto, a sopa de cardos à alentejana leva-nos para essa dimensão.
9. Sopa de poejos Alentejana
A culinária do Alentejo surpreende sempre quem a experimenta. Poucas regiões no país conseguiram criar pratos tão apetitosos com ingredientes tão simples. No fundo, tratava-se de uma questão de sobrevivência: os alentejanos das classes mais pobres tinham que ser criativos na hora de cozinhar com o pouco que tinham. Assim nasceu esta sopa de poejos.
10. Sopa de cachola à moda do Alentejo
Com esta receita vai provavelmente reviver tempos onde toda a família se juntava para degustar preparados que as avós confecionavam como ninguém. A sopa de cachola alentejana tem essa caraterística.
11. Gaspacho alentejano
Sempre que chega o Verão chega também a vontade de desfrutar de uma deliciosa sopa fria. O gaspacho alentejano é uma opção excelente, saudável e nutritiva para desfrutar de todo o sabor do tomate preparado de acordo com as melhores tradições alentejanas.
12. Açorda alentejana à moda antiga
A açorda alentejana à moda antiga é um prato tradicional e que conquista fãs a cada nova geração, pelo seu sabor e textura agradáveis e por ser uma daquelas receitas bem fácil de fazer e que usa poucos ingredientes.