No tempo em que o leite era um bem escasso e acessível apenas às famílias mais abastadas, era assim que a aletria era feita: com água. Os tempos evoluíram mas a verdade é que muitas pessoas ainda preferem consumi-la desta forma nesta época de Natal.
Todos os anos, a aletria invade as mesas de Consoada dos portugueses e hoje é um dos doces típicos de Natal que realmente não pode faltar. Aprenda a fazer uma deliciosa aletria de água.
Aletria de água
Antigamente era assim que se fazia a aletria, sem leite, por este ser um ingrediente escasso. Aprenda a fazer aletria de água.
Ingredientes
- 150 g de açúcar
- 250 g de aletria
- 2 gemas
- 2 paus de canela
- 600 ml de água
- qb canela em pó
- raspa de 1 limão
Preparação
- Leve ao lume a água, o açúcar, a raspa de limão e os paus de canela, deixando ferver.
- Assim que a mistura estiver a ferver, junte a aletria, deixando apurar um pouco.
- Retire os paus de canela e a raspa de limão e, quando a aletria tiver absorvido a calda, junte as gemas, envolvendo bem, para dar cor ao doce.
- Coloque a aletria em travessas e polvilhe com canela.
Dicas
- Quanto mais água colocar na aletria, mais cremosa ela será. No entanto, não exagere na quantidade. No máximo, utilize 1 litro e meio de água para 250 gramas de aletria.
- Se acha que a aletria de água poderá ficar com pouco sabor, pode adicionar um pouco de mel. 2 colheres de sopa são suficientes.
- Em vez do mel, também pode utilizar essência de baunilha para dar um aroma extra à aletria.
Dados Nutricionais
Serving: 100GCalorias: 203kcalHidratos de Carbono: 46gProteínas: 2gGordura: 1gGordura Saturada: 1gColesterol: 49mgSódio: 63mgPotássio: 14mgFibras: 1gAçúcar: 19gVitamina A: 65IUCálcio: 22mgFerro: 1mg