Se pretender assar um borrego no forno irá, de certeza, querer fazer uma marinada. Pode ser feita de muitas formas diferentes, consoante o seu gosto pessoal. Mas temos a certeza que irá adorar a nossa sugestão. 🙂 A marinada para borrego assado no forno que aqui lhe apresentamos é simples e muito fácil de fazer.
Deve começar por limpar bem a carne do borrego. Depois, uma boa marinada terá que conter obrigatoriamente algo ácido (como limão, laranja ou vinagre), algo líquido (como vinho branco ou tinto) e especiarias. E se procura uma boa forma de assar borrego, talvez goste de ver estas receitas: borrego assado no forno e borrego assado no forno à alentejana.
Marinada para borrego assado no forno
Ingredientes
- qb azeite
- qb louro
- qb cebola
- qb piri-piri
- qb alecrim (opcional)
- qb sumo de limão para tirar o sabor forte do borrego
- qb vinho branco
- qb pimenta preta moída
- qb colorau
- qb alho picadinho
- qb sal
Preparação
- Limpe e corte a carne do borrego em pedaços pequenos e coloque tudo num tacho.
- Misture todos os ingredientes e verta sobre o borrego.
- Deixe descansar no frigorífico durante pelo menos 6 horas.
- Vire a carne a cada 90 minutos.
Dicas
- Para que a marinada faça efeito é necessário que ela esteja em contacto direto com a carne do borrego. Por isso, grandes peças não obterão o sabor necessário.
- Nunca pique a carne de borrego para que a marinada penetre, pois os sumos naturais irão sair.
- Tempere as carnes com sal somente quando forem levadas à grelha para que não percam muita água.
- Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne. Porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente.
- Se deixar a carne de borrego a marinar por, até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se a deixar por mais tempo, mantenha-a dentro do frigorífico, num recipiente com tampa.
- Se desejar, pode colocar em todas as marinadas um pouco de piri-piri ou malaguetas.