É o rei da mesa dos portugueses. E não é por acaso: são centenas de receitas com bacalhau criadas nas últimas décadas. Este é um ingrediente singular, digno dos hábitos de um povo especial: poucos países se podem gabar de ir buscar o seu mais típico alimento a milhares de quilómetros de distância.
E no entanto, aí está ele, em todo o seu esplendor: com natas, com broa, desfiado, lascado, em pataniscas… e sempre com um fio de azeite e um dente de alho. Afinal de contas… o bacalhau quer alho, não é verdade? 🙂
Se procura inspiração para cozinhar o “fiel amigo”, está no sítio certo. Estas receitas com bacalhau são simples, fáceis e rápidas de fazer. Melhor? Impossível!
1. Bacalhau lascado com broa
O bacalhau é o rei da culinária portuguesa. Poucos ingredientes reunem tanto consenso e são do agrado de tanta gente como o fiel amigo. Ao longo das últimas décadas foram inventadas centenas de receitas com bacalhau. Este bacalhau lascado com broa é, sem dúvida, uma das melhores.
É muito simples de fazer e o resultado é digno da obra de um chef. Ideal para almoços de Domingo com a família, o bacalhau lascado com broa faz sempre sucesso entre miúdos e graúdos. A única coisa que precisa de fazer é reunir os ingredientes e lançar mãos à obra. A receita, essa, somos nós que a fornecemos! 🙂 Bom apetite!
2. Bacalhau gratinado com maionese
Quantas receitas de bacalhau existem em Portugal? Muitas! Mesmo muitas… e por existirem tantas, existe com certeza alguma que seja do agrado de cada pessoa. E quem é que consegue resistir a um bom bacalhau gratinado? E se for com maionese? Ninguém, ora essa… 😉
Esta receita de bacalhau gratinado com maionese é fácil, simples e rápida de fazer. E é também uma solução ideal para aqueles almoços de família no domingo. Por isso mesmo, se quer surpreender os seus familiares no próximo fim de semana, anote a receita!
3. Pataniscas de bacalhau estaladiças
É, talvez, um dos petiscos preferidos dos portugueses. Estas pataniscas de bacalhau estaladiças e crocantes são muito fáceis de fazer e ótimas para acompanhar um arroz de feijão ou de tomate. Ou podem mesmo ser servidas como entrada de uma refeição principal.
Seja para um almoço especial de fim de semana ou para uma refeição normal do dia a dia, as pataniscas de bacalhau estaladiças fazem sempre sucesso. São também versáteis e é possível introduzir algumas variações na receita. Basta um pouco de imaginação e criatividade na cozinha. Ficou curiosa? Aprenda a receita!
4. Bacalhau espiritual com espinafres
O bacalhau é o rei das mesas dos portugueses. Está presente nos hábitos culinários do nosso país há já muito tempo. E são muitas as receitas que se criaram com este ingrediente. O bacalhau espiritual com espinafres é uma delas (e uma das mais saborosas, na nossa opinião).
Esta é uma pequena variação da receita habitual de bacalhau espiritual. São acrescentados os espinafres, reconhecidos por combinarem muito bem com o fiel amigo. Proporcionam um aroma único e uma textura cremosa que faz sempre sucesso. Se quer impressionar a sua família ou os seus amigos no próximo almoço de domingo mas está sem inspiração, esta pode muito bem ser a solução ideal para si! Aprenda a fazer bacalhau espiritual com espinafres!
5. Tiborna de bacalhau
Começou por ser um prato com conotação a gente mais pobre, para se tornar ilustre em mesas de vários eventos, como casamentos, festas e batizados. A tiborna de bacalhau contempla alguns ingredientes que nos remetem para o mundo rural que tanto prazer pode dar.
De facto, podemos associar-lhe o bacalhau assado, mas igualmente couve e broa de milho, tudo acompanhado com um bom azeite. É um prato que pede épocas mais frias e não tanto alturas de calor. Sendo muito simples de preparar, é uma receita substancial! Faz todo o sentido, tendo em conta que começou por alimentar gentes de trabalho árduo no campo. Atualmente a tiborna de bacalhau consta na ementa de muitos restaurantes da região ribatejana e estende-se por vários locais do país. É um verdadeiro petisco! Experimente!
6. Bacalhau assado no forno simples
Este bacalhau assado no forno simples é um prato para todas as ocasiões. Pode confecioná-lo em doses generosas para um almoço ou jantar semanal em casa, mas igualmente para um repasto onde envolva mais convidados.
O bacalhau assado no forno simples fará as delícias de todos e nunca deixará ficar mal o anfitrião. Tem também uma caraterística fenomenal que reside no facto de render muito, face à forma substancial como satisfaz os paladares mais exigentes. É sem dúvida um prato onde deve apostar.
7. Bacalhau com broa
Se o bacalhau é sem dúvida um fiel amigo, o bacalhau com broa tem de considerar-se um elemento da sua confiança. E essa confiança reside no facto de nunca o deixar ficar mal.
É um prato óptimo para épocas festivas, mas igualmente para dias onde quer uma refeição mais especial e que o deixe satisfeito. Sendo uma receita versátil, a que lhe trazemos hoje tem o bacalhau com posta inteira. Arrisque e delicie todos a quem proporcionar este manjar. Aprenda a fazer um delicioso bacalhau com broa!
8. Tortilha de bacalhau
Se quisermos utilizar termos da culinária moderna, podemos dizer que se trata de uma receita típica da cozinha de fusão: um clássico espanhol, a tortilha, com o ingrediente mais tradicional de Portugal, o bacalhau. Obviamente, o resultado tem que ser fantástico. 🙂
Trata-se de uma receita muito rápida, simples e fácil de fazer. Ideal para desenrascar uma refeição em momentos inesperados. Aprenda a fazer uma deliciosa tortilha de bacalhau.
9. Bacalhau à Algarvia
Não é à toa que se diz que há mil maneiras de o cozinhar. Há mesmo, e todas com muitos apreciadores. Nesta receita o bacalhau à algarvia é acamado em farinha antes de ir a fritar. Fica uma delícia.
Provavelmente não soa a estranho o facto de esta ser uma forma em que por vezes encontramos o bacalhau nos expositores de rua, ou seja, frito depois de passado em farinha. É porque fica de facto muito bem. Conheça e aproveite o nosso bacalhau à algarvia.
10. Pataniscas de bacalhau fofas
São um petisco ideal para acompanhar, por exemplo, com um arroz de feijão. As pataniscas de bacalhau fofas têm o dom de agradar a toda a gente, dos maiores aos mais pequenos. São relativamente fáceis de preparar e não exigem grandes conhecimentos culinários.
O truque para deixá-las mais fofinhas é o fermento. Mas não só: a quantidade de óleo em que são fritas também desempenham um papel importante. Se este é um dos seus petiscos preferidos, esta é uma das melhores receitas que pode seguir. Aprenda a fazer umas deliciosas pataniscas de bacalhau fofas.
11. Bacalhau fresco à Brás
A receita que lhe trazemos tem muita fama, mas a variável é que pretendemos mostrar que este prato de bacalhau fresco à Brás pode ser delicioso e muito económico. Os truques serão explicados na receita e nas notas.
De qualquer modo uma sugestão é apostar em alguns legumes e fazer uma espécie de legumes à Brás, aumentando as doses de legumes e acrescentando, por exemplo, cenoura à receita. Veja e comprove o Bacalhau fresco à Brás.
12. Bacalhau desfiado com broa
O bacalhau desfiado com broa é uma daquelas receitas que nunca falha. É também um dos pratos típicos mais famosos de Portugal. Com poucos ingredientes, faz-se uma autêntica obra prima, repleta de sabor, textura e consistência. Não há paladar que resista!
É também uma receita muito rápida de se fazer. Em menos de 30 minutos tem o seu prato feito e pronto a servir. A versatilidade é outra das suas características: pode servi-lo simples ou pode acompanhá-lo com verduras, como espinafres ou grelos. Aprenda a fazer um delicioso bacalhau desfiado com broa!
13. Bacalhau à Duque
Os ingredientes aqui apresentados são típicos nos pratos de bacalhau. Assim sendo, é de prever um prato interessante. E de facto é isso que sucede. O Bacalhau à Duque é uma alternativa muito interessante para uma refeição equilibrada.
Consegue ter ainda a particularidade de acompanhar muito bem com várias possibilidades de ingredientes vegetais, conforme referimos nas notas. Aproveitamos ainda para dizer que um vinho branco fresquinho é ideal neste repasto. Aprenda a fazer um delicioso bacalhau à Duque!
14. Bacalhau à Brás húmido
O bacalhau à Brás é um dos pratos preferidos pelos portugueses mas tem o inconveniente de, muitas vezes, ficar demasiado seco. No entanto, existem alguns truques que pode utilizar de forma a que ele se torne mais húmido. Os segredos passam por adicionar ingredientes extra ou, simplesmente, por utilizar as técnicas adequadas.
No final, o resultado é apenas um: um bacalhau à Brás húmido que é capaz de satisfazer os paladares mais exigentes. Aprenda a receita e deite mãos à obra! 🙂
15. Massa de bacalhau
De certeza que já alguma vez parou em frente à despensa a olhar para os ingredientes e, apesar de ter várias opções, não conseguiu encontrar nenhuma receita para os utilizar… Se é assim, esta massa de bacalhau pode muito bem ser a solução ideal para si e para quando tem menos imaginação para cozinhar.
A mistura de ingredientes não é a mais usual mas não é por isso que não deixa de ser um excelente prato. Aprenda a fazer uma deliciosa massa de bacalhau.
16. Bacalhau à espanhola
Apesar do nome, bacalhau à espanhola, esta é uma receita bem portuguesa. Há ainda quem lhe chame “batatas à espanhola”. Quem está familiarizado com esta receita decerto a associa aos tempos de infância já que ela era muito apreciada antigamente e raras eram as avós que não a sabiam fazer.
Trata-se de um prato bastante simples mas repleto de sabor, onde as batatas e o bacalhau conjugam na perfeição. Se quer recordar as suas memórias de infância, aprenda a fazer um delicioso bacalhau à espanhola.
17. Bacalhau no forno com coentros
Esta receita permite retirar todo o potencial que o bacalhau tem para dar. Sem dúvida que o fiel amigo nos dá muitas possibilidades, mas esta explora o genuíno gosto do bacalhau, juntamente com o alho e os coentros, tornando-o em algo simplesmente irresistível.
E o melhor é que estamos na presença de uma das mais simples receitas com este produto de excelência. Aprenda a fazer bacalhau no forno com coentros.
18. Bacalhau à minhota
É, sem dúvida, o rei da gastronomia portuguesa e existem mesmo centenas de formas diferentes de o cozinhar. O bacalhau conquistou os portugueses e as receitas nasceram um pouco por todo o país. O bacalhau à minhota teve origem, como o próprio nome indica, no Minho.
Trata-se de um prato forte e, geralmente, é acompanhado de batatas fritas e/ou grelos. O toque final de sabor é dado pelas azeitonas e pelo pimentão. Aprenda a fazer um delicioso bacalhau à minhota.