Não é comum que muitas pessoas preparem uma sobremesa que inclua maçãs assadas. É por isso que hoje você vai descobrir uma alternativa muito interessante para adicionar à sua lista de doces para surpreender a sua família ou os seus amigos.
Assim sendo, e de forma a conciliar o prazer do doce com o que é benéfico para a sua saúde, aqui iremos dar-lhe todos os detalhes de que necessita para poder fazer este delicioso petisco.
É muito simples de fazer e não tem muita dificuldade. Para garantir que os nutrientes dessa fruta não sejam perdidos, o ideal é usar um forno.
De onde vêm as maçãs assadas?
Não há consenso geral sobre o local exato onde este doce em particular foi criado pela primeira vez. No entanto, sabemos que é bastante utilizado em países como Chile, Argentina, Espanha e até no Canadá.
Aparentemente, e vendo as particularidades desses países, pode constatar-se que todos possuem climas temperados. Ou, pelo menos, têm épocas favoráveis para a colheita deste fruto. Portanto, não é loucura pensar que esta receita pode ter tido origem em algum deles. 🙂
Benefícios de maçãs assadas
A verdade é que as maçãs assadas satisfazem todos os requisitos que uma sobremesa deve ter. Em primeiro lugar, são deliciosas e, além disso, não são tão prejudiciais à saúde como outras sobremesas mais artificiais.
Lembre-se de que esse tipo de doce contém uma quantidade significativa de açúcar. De facto, na receita que irá conhecer já a seguir, nota-se a presença deste ingrediente numa quantidade considerável.
Portanto, embora esta sobremesa mantenha as propriedades benéficas da maçã, lembre-se que é preciso consumi-la em moderação e seguir uma alimentação equilibrada. Só assim poderá desfrutar destes pequenos prazeres sem qualquer tipo de remorso. 🙂
Aprenda a prepará-las!
Antes de tudo, é preciso saber qual o tipo de maçã adequado, pois embora a resposta possa variar dependendo da subjetividade do cozinheiro, o ideal é que o resultado final possa proporcionar-lhe algum tipo de contraste de sabores.
Se escolher uma maçã muito doce lembre-se que, na hora de assá-la, também irá acompanhá-la com um caramelo que a cobrirá. Ou seja… vai perceber que ficou demasiado doce logo após as primeiras mordidas.
A variedade “golden” é a mais utilizada para esta receita. Porquê? Porque este tipo de fruta não é tão doce quanto a maçã vermelha comum. Fique à vontade para experimentar esta sobremesa, pois é fácil de preparar e deliciosa. Os eus convidados vão adorar! Vamos à receita? 🙂
Maçãs assadas com vinho do Porto e canela
Ingredientes
- 4 maçãs "golden" (300g)
- 3 colheres de sopa de açúcar amarelo (30g)
- 5 colheres de sopa de vinho do Porto (300ml)
- 1 colher de sopa de açúcar em pó (25g)
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
- Comece por lavar muito bem as maçãs. Escorra e coloque numa tigela média.
- Em seguida, certifique-se de ter em mãos um destilador ou uma faca afiada que permitirá remover o caroço com a semente e o caule da maçã.
- Forre uma bandeja com papel vegetal e coloque as maçãs por cima.
- Agora é a hora de preparar o recheio doce das maçãs assadas.
- Para isso, precisará de usar uma panela pequena e misturar o açúcar amarelo com o vinho do Porto e a canela.
- Preencha os buracos que você fez nas maçãs com esta mistura.
- Por fim leve ao forno durante 25 minutos, no máximo.
- Quando faltar 3 minutos para terminar polvilhe um pouco do açúcar nas maçãs e deixe terminar o tempo de cozimento.
- Retire, deixe arrefecer um pouco e já está! Estão prontas a servir!
Dicas
- Embora as maçãs assadas sejam conhecidas como sendo uma sobremesa saudável, o seu teor de açúcar é razão suficiente para comê-las apenas ocasionalmente, com moderação.
- Da mesma forma, deve-se levar em consideração que não são adequados para pacientes diabéticos ou com síndrome metabólica. De resto, podem ser desfrutados sem problemas.