Sendo um país com uma história ligada ao mar, é natural que a gastronomia portuguesa tenha sido muito influenciada por este pormenor. Ao longo dos tempos, foram sendo criadas diversas receitas com produtos que os pescadores traziam para as suas famílias ou para vender. Os pratos de peixe portugueses são muito variados e cada região tem as suas próprias tradições na hora de o confecionar.
As hipóteses são, portanto, muitas e muito variadas. É perfeitamente possível cozinhar peixe com receitas diferentes durante um longo tempo. Aprenda a fazer algumas das mais típicas e tradicionais receitas de pratos de peixe portugueses.
1. Arroz de ameijoas à Portuguesa
Com dúvidas quanto ao que fazer para o almoço ou jantar? Não hesite mais e avance para este arroz de amêijoas à portuguesa que é sem dúvida divinal.
2. Bacalhau à Minhota
É, sem dúvida, o rei da gastronomia portuguesa e existem mesmo centenas de formas diferentes de o cozinhar. O bacalhau conquistou os portugueses e as receitas nasceram um pouco por todo o país. O bacalhau à minhota teve origem, como o próprio nome indica, no Minho.
3. Ensopado de enguias à Alentejana
O verdadeiro prazer da comida está em pratos repletos de sabor. E este é sem dúvida o caso. O nosso ensopado de enguias à alentejana traz-lhe a excelência dos ingredientes e do que estes têm para dar.
4. Lulas recheadas à Algarvia
Para preparar com tempo e gosto pela tarefa. Contudo, as lulas recheadas à algarvia valem muito a pena pois são uma verdadeira experiência gastronómica. Pode experimentar adquiri-las frescas no mercado e aí a experiência vai ainda ser mais enriquecedora.
5. Arroz de lulas à Portuguesa
Toda a gente já provou pelo menos uma vez na vida um bom arroz de lulas, e certamente que ficou fã. Afinal, o sabor único da combinação das lulas com o arroz nunca desilude. O arroz de lulas à portuguesa é, talvez, a mais típica e tradicional receita deste prato.
6. Arroz de tamboril malandrinho
O arroz de tamboril malandrinho, isto é, com uma quantidade extra de água, é um daqueles pratos que não falha e que agrada sempre a toda a gente. Pode ser consumido como prato principal ou como acompanhamento.
7. Feijoada de chocos à moda do Algarve
Quando pensamos na típica feijoada, costumamos pensar numa versão com carnes mais pesadas, como a de porco, mas a verdade é que este prato pode ser feito usando o que quiser, desde frango a peixe. No Algarve, é muito comum servir feijoada de chocos em qualquer restaurante.
8. Arroz de polvo malandrinho
É sem dúvida um dos pratos de eleição dos portugueses. O arroz de polvo tem inúmeros apreciadores e não é para menos. De facto, é um regalo para o paladar, para o olfato e para a vista.
9. Açorda de bacalhau à Alentejana
A açorda é um daqueles pratos de referência da culinária portuguesa que todos conhecemos e adoramos, por ser muito fácil de preparar, render bastante e, principalmente, pelo seu sabor e textura únicos. Mas e se dermos um toque ainda mais português à nossa açorda, usando bacalhau? Se nunca complementou uma boa açorda com bacalhau, não sabe o que está a perder!
10. Arroz de bacalhau à Portuguesa
Não existe prato mais simples e ao mesmo tempo mais tradicional que o arroz de bacalhau. Afinal, o bacalhau sempre fez parte da nossa mesa… e usá-lo em novas receitas nunca é demais. Este arroz de bacalhau não precisa de muitos ingredientes, permitindo que o bacalhau brilhe em todo o seu esplendor.
11. Lulas guisadas à Portuguesa
Nem toda a gente aprecia lulas, é um facto. Mas a verdade é que existem tantas formas de se preparar lulas, que quase de certeza se encontra uma para todos os gostos. Uma das formas mais simples de preparar este ingrediente é guisando-o, algo rápido de se fazer e que é perfeito tanto para jantares a meio da semana como para quando tem convidados em casa.
12. Pescada estufada à moda do Algarve
A pescada é muito consumida e apreciada no nosso país, por ser um peixe de preparo rápido e com um sabor muito suave, que agrada a miúdos e graúdos. Pode ser cozinhada de diversas formas, sempre com resultados excelentes, e é perfeita para quando não está com muita vontade de cozinhar, já que as inúmeras receitas com este peixe quase que se fazem por si mesmas.
13. Massada de peixe à pescador
Massada de peixe é um daqueles pratos familiares clássicos na nossa culinária e que ocupa um lugar de destaque no nosso coração desde pequenos. Afinal, quem não se lembra de ser criança e comer uma boa massinha de peixe em família, feita com muito amor?
14. Caldeirada de raia à moda de Peniche
Com a sugestão que apresentamos poderá deliciar-se sem culpa e apreciando o sabor, frescura e mistura de aromas. A caldeirada de raia é imperdível e esse fator começa na própria preparação.
15. Arroz de polvo à moda antiga
Sendo Portugal um país de marinheiros, é natural que muitos dos pratos mais tradicionais sejam feitos com produtos do mar. O caso do polvo é particular, no entanto: tornou-se muito mais popular na Galiza e foi a partir dali que se espalhou pelo nosso país. Daí até ao arroz de polvo à moda antiga, uma receita tipicamente portuguesa, foi um pequeno passo.
16. Bacalhau à Algarvia
Não é à toa que se diz que há mil maneiras de o cozinhar. Há mesmo, e todas com muitos apreciadores. Nesta receita o bacalhau à algarvia é acamado em farinha antes de ir a fritar. Fica uma delícia.
17. Caldeirada de garoupa
Não é um prato provável, mas torna-se altamente apetecível. A caldeirada de garoupa é uma excelente alternativa para degustar este peixe. É riquíssima em sabor e é igualmente aconselhável por ser saudável.
18. Polvo à Lagareiro
O polvo é quase como o bacalhau. Pode mesmo dizer-se que são dezenas as receitas que podem fazer-se com este ingrediente dos mares. E o polvo à lagareiro é dos mais típicos pratos.
19. Lampreia à Bordalesa
Vendida a preços exorbitantes, a lampreia é considerada uma iguaria requintada. Apesar dos problemas de poluição, as lampreias ainda vêm desovar nos rios portugueses, mais precisamente no Minho, no Douro e no Tejo. Fevereiro, Março e Abril são conhecidos como os meses da lampreia
20. Arroz de peixe malandrinho
Ninguém resiste a uma boa receita de arroz. Trata-se de um alimento base da culinária portuguesa e que tem a vantagem de ser muito versátil e saudável. O arroz de peixe malandrinho é uma ótima opção para quem aprecia comer peixe de forma saborosa e saudável.