Se pretende impressionar os seus amigos no próximo almoço… chegou ao sítio certo! Ou se pretende apenas encontrar algo para petiscar antes (ou em vez) do jantar, esta lista também é para si! 🙂
A pensar na sua comodidade e no seu estômago, criámos para uma lista com algumas das melhores entradas e petiscos. Simples, fáceis e rápidos de preparar. A única coisa que tem que fazer é escolher a sua receita preferida. Confira a nossa lista!
1. Salgadinhos de alheira assados no forno
Os salgadinhos de alheira que lhe trazemos são a entrada ideal para o seu jantar ou almoço. Não conseguirá comer apenas um, pois o seu sabor é viciante e impossível de resistir. Tem ainda a possibilidade de os combinar com alguns acompanhamentos para que se tornem uma refeição principal.
Nessa circunstância sugerimos um puré de batata, que acompanha na perfeição os seus salgadinhos de alheira. Esta observação não é estranha se percebermos que existem muitas receitas de sucesso que combinam estes dois ingredientes principais. Veja e delicie-se com os nossos salgadinhos de alheira.
2. Asinhas de frango crocantes
Não se coíba de investir neste petisco pois o resultado final compensará. As asinhas de frango crocante farão as delícias dos seus amigos na entrada de um jantar ou num petisco de final de tarde. Invista nelas que não se arrependerá.
Os ingredientes desta receita podem ser moldados ao seu gosto e mais ou menos trabalhados, portanto tem tudo para pensar em várias variações. São ideais para despertar os sentidos. Veja esta receita e deixe-se levar pelas asinhas de frango crocantes.
3. Calamares fritos à andaluza
Os calamares fritos à andaluza são uma receita divinal que deriva da excelente culinária de nuestros hermanos. São especialistas na arte de petiscar e esta iguaria faz inteira justiça a essa prática. Podem ser feitos de várias maneiras, inclusive utilizando o forno, mas a nossa receita é mais tradicional.
Existem locais altamente tradicionais para provar este petisco, com destaque para a cidade de Madrid, onde uma sandes deste apetitoso pitéu tem fama que chega aos quatro cantos do mundo. Os calamares fritos à andaluza requerem boas lulas e um preparo apurado para daqui se retirar um verdadeiro momento de prazer. Veja e fique plenamente convertido a uma sensação divinal.
4. Crepes chineses
É presença obrigatória em qualquer restaurante chinês e a sua fama alastrou-se por todo o mundo. Não há nenhum local onde não se consumam e muitos são os que apreciam os crepes chineses. E não é por acaso: são deliciosos e, além disso, saudáveis.
São ideais para servir de entrada, acompanhamento ou até como petisco. E se quiser realmente uma refeição saudável, podem até servir de prato principal. Além disso, pode alterar o recheio consoante o seu gosto pessoal. Aprenda a fazer crepes chineses.
5. Caracóis à Alentejana
Quem vem de fora e observa os portugueses a comer caracóis, dificilmente compreenderá esta autêntica obsessão nacional. 🙂 Mas, a verdade, é que não sabem o que estão a perder. Este petisco, muito típico no Verão, é sinónimo de esplanadas, praias e cerveja bem fria. E se forem feitos segundo esta receita alentejana, ficam ainda mais saborosos.
Trata-se de uma receita que não implica grandes conhecimentos de culinária nem experiência para confecionar. É muito simples e fácil de fazer! Ficou com água na boca? Então aprenda a fazer uns deliciosos caracóis à Alentejana.
6. Pão recheado com queijo e alho
O pão recheado é um dos petiscos mais típicos do Alentejo. Pode ser feito de diversas formas e com os mais variados recheios. No caso desta receita, o que lhe trazemos é um delicioso pão recheado com queijo e alho. Ninguém consegue resistir!
Recomenda-se que se escolha um pão de grandes dimensões e de textura mais fofa. Por isso mesmo, os mais indicados são o pão alentejano e o pão de Rio Maior, embora existam outras opções. Quantos aos queijos… pode escolher aqueles que mais lhe agradarem. Aprenda a fazer pão recheado com queijo e alho.
7. Aros de cebola
Uma delícia a nível de sabor e de crocância. Os aros de cebola podem ser uma excelente entrada em dias de festa, ou simplesmente para dar um miminho aos seus. São irresistíveis e não vai conseguir comer só um.
Sendo estaladiços quanto baste, fazem lembrar snacks e aperitivos que acompanham lindamente uma bebida fresca. Outra opção é fazê-los e adicioná-los a um buffet de petiscos. Hipóteses não faltam para os maravilhosos aros de cebola.
8. Batatas no forno recheadas com queijo e bacon
Se o seu objetivo é fazer um almoço memorável para os seus amigos ou para a sua família, a confeção das entradas e dos petiscos torna-se um passo muito importante e é, muitas vezes, garantia de sucesso. As batatas recheadas no forno são uma solução que nunca falha.
Trata-se de uma receita rápida, fácil e simples de fazer. Além disso, pode deixar a sua criatividade culinária fluir e criar inúmeras variantes deste petisco. Aprenda a fazer batatas no forno recheadas com queijo e bacon.
9. Pataniscas de bacalhau estaladiças
É, talvez, um dos petiscos preferidos dos portugueses. Estas pataniscas de bacalhau estaladiças e crocantes são muito fáceis de fazer e ótimas para acompanhar um arroz de feijão ou de tomate. Ou podem mesmo ser servidas como entrada de uma refeição principal.
Seja para um almoço especial de fim de semana ou para uma refeição normal do dia a dia, as pataniscas de bacalhau estaladiças fazem sempre sucesso. São também versáteis e é possível introduzir algumas variações na receita. Basta um pouco de imaginação e criatividade na cozinha. Ficou curiosa? Aprenda a receita!
10. Batata doce assada no forno
Se é fã de aperitivos que, além de deliciosos, são também muito fáceis de fazer, esta é a receita ideal para si. A batata doce assada no forno é uma ótima opção para servir de acompanhamento a pratos de arroz ou de batatas, por exemplo. Ou até pode servir como acompanhamento de uma salada…
Esta é uma receita que permite que dê asas à sua imaginação na cozinha. Pode alterar os condimentos e os temperos consoante o seu gosto pessoal. No final, irá ter um aperitivo nutritivo e saudável com o sabor inconfundível da batata doce. Se ficou convencida e quer experimentar, reúna os ingredientes e deite mãos à obra. Aprenda a fazer batata doce assada no forno.
11. Pão recheado com bacon
Este é um daqueles petiscos ideais para se fazer quando se recebem amigos sem contar. Fácil e rápido de preparar, o pão recheado com bacon agrada sempre a toda a gente. O sabor intenso do bacon combina muito bem com a cremosidade do queijo derretido num petisco que convida a repetir sempre mais um pouco.
Pode alterar alguns dos ingredientes, adicionar outros ou utilizar os queijos da sua preferência. O resultado é sempre delicioso. Aprenda a fazer pão recheado com bacon!
12. Cogumelos assados no forno
São de enorme versatilidade, pois permitem fazer inúmeros pratos. Esta receita de cogumelos assados no forno presta-se a uma entrada ou prato principal com pouca dificuldade, sendo deliciosa.
O sabor e a consistência destes cogumelos assados no forno dará um verdadeiro manjar, que pode adornar mais ou menos, até dependendo da ocasião. Ou seja, dando largas à criatividade pode ter neste prato a base para inúmeras combinações e, a partir daí, decidir como o adapta.
13. Conquilhas à Algarvia
Se é fã de marisco, do sabor a maresia que faz recordar as tardes de Verão na esplanada em frente ao mar, então vai apreciar estas conquilhas à Algarvia. A sua preparação não difere muito das conquilhas à Bulhão Pato. No fundo, é mais uma evidência da arte dos algarvios na hora de preparar pratos de marisco.
É um petisco ideal para consumir numa tarde quente de Verão, acompanhado por uma cerveja refrescante numa mesa preenchida pelos seus amigos. Aprenda a fazer conquilhas à algarvia.
14. Mexilhões ao vinagrete
A receita original vem de Espanha (país especialista em cozinhar marisco) e espalhou-se um pouco por todo o sul da Europa. Os mexilhões ao vinagrete são uma excelente opção para servir de entrada para refeições com os seus amigos ou com a sua família ou até como um simples petisco.
O segredo da sua confeção está no molho vinagrete. No entanto, saiba que pode inovar e alterar a receita do molho consoante o seu gosto pessoal. Pode, por exemplo, optar por utilizar vinagre de maçã para obter um sabor menos forte. Aprenda a fazer mexilhões ao vinagrete.
15. Pão recheado com alheira
O pão recheado é um petisco alentejano mas nesta receita específica ganha um pouco de sabor a Trás-os-Montes. O recheio com alheira de Mirandela conjuga o melhor que estas duas regiões têm para oferecer. Trata-se de um petisco de comer e chorar por mais, ao qual ninguém resiste.
É muito fácil de fazer e o resultado é sempre delicioso. Pode substituir a alheira por outro enchido consoante o seu gosto pessoal. Mas se quer mesmo fazê-lo de forma tradicional e genuína, a receita é mesmo esta. Aprenda a fazer pão recheado com alheira.
16. Batatas bravas
São de origem tipicamente espanhola. É um facto que não deixa de ser natural, pois as batatas são o ingrediente chave de muitas receitas em vários países. Mas estas batatas bravas são um caso à parte.
O seu sabor e textura, misturados com um molho imperdível tornam-nas o petisco ideal. Com estas batatas bravas conseguirá abrir as hostilidades para qualquer almoço, jantar ou evento festivo em grande estilo. Experimente-as.
17. Conquilhas à Bulhão Pato
Quem disse que só se podiam fazer Ameijoas à Bulhão Pato? Sabia, por exemplo, que também é possível fazer lulas à Bulhão Pato? E já agora… porque não conquilhas à Bulhão Pato? Afinal de contas, esta técnica é ótima para cozinhar vários tipos de marisco e as possibilidades são imensas.
Esta é uma receita que sabe a mar. Sabe às férias de Verão na esplanada em frente à praia. Sabe a uma cerveja fresquinha e a muitas horas de sol deitado na areia. Aprenda a fazer umas refrescantes conquilhas à Bulhão Pato.
18. Tomates recheados com atum e ovo
Nada melhor do que começar uma refeição com a sua família ou com os seus amigos do que com umas boas entradas ou petiscos. Uma solução saudável, rápida e fácil de fazer e que agrada a toda a gente é tomates recheados.
Neste caso, pode proporcionar ainda mais sabor a este petisco adicionando outros elementos. Trata-se de uma receita tão versátil que o único limite é mesmo a sua imaginação e, com um pouco de criatividade, pode confecionar algo que irá agradar a toda a gente. Aprenda a fazer tomates recheados com atum e ovo.
19. Pão de alho com queijo mozzarella
Uma entrada divinal para mimar miúdos e graúdos. Este pão de alho com mozzarella faz as delícias de todos. Adaptado a qualquer almoço ou jantar o seu sabor é divinal e conquista os paladares mais exigentes.
Esta receita é também rápida e pode ser conjugada com muitos outros ingredientes. Do chouriço ao presunto, passando por ervas aromáticas várias, este pão de alho com queijo mozzarella tem tudo para se tornar uma das suas entradas favoritas.
20. Ovos assados com queijo
Não são associados a um método clássico de cozinhar ovos, mas estarão certamente nas suas preferências quando vir o potencial desta receita. Os ovos assados com queijo podem ser óptimos para quem quer uma refeição prática, económica e deliciosamente a seu gosto.
De facto o gosto pessoal pode estar aqui bem retratado, pois para além do queijo são muitas as possibilidades de combinação de ingredientes nesta receita de ovos assados no forno. Veja as notas, comprove e avance sem receios para esta iguaria.