Procura ideias para o jantar? Nem sempre é fácil ter a imaginação suficiente para decidir o que fazer para o jantar depois de um cansativo dia de trabalho, certo? E quando existem crianças que não gostam de vegetais ou que implicam com tudo e mais alguma coisa que lhes é oferecida como refeição? 🙂 Se está num desses dias, esta lista é a ideal para si.
As receitas que aqui lhe apresentamos são fáceis e rápidas de fazer. Regra geral, exigem no máximo 30 minutos na cozinha até ter uma refeição completa que irá agradar a toda a gente. Os ingredientes são simples e estão disponíveis na grande maioria das despensas. A si, resta-lhe apenas escolher o que fazer para o jantar. Percorra a lista das ideias que sugerimos e escolha a sua receita preferida!
1. Esparguete à Carbonara simples e rápida
A esparguete à carbonara simples e rápida dará à sua cozinha uma imagem de marca, pois será um prato que certamente repetirá muitas vezes. Se é fã de massa tem aqui um dos pratos que ficará no leque dos mais apelativos.
A versão que trazemos tem ainda a vantagem de lhe permitir gerir os ingredientes em termos de tipo e de quantidade, conforme lhe convir. Portanto, fica com muitos motivos para experimentar a esparguete à carbonara simples e rápida.
2. Macarrão no forno com presunto e queijo
É ideal para preparar uma refeição mais rápida, mas pode igualmente ter um toque de charme e ser muito interessante como acompanhamento de um bom vinho tinto.
Para os amantes de massa confecionada na panela, este prato tem algumas variantes. De qualquer modo, o resultado final é imperdível! Aprenda a cozinhar macarrão no forno com presunto e queijo!
3. Bifes de frango panados no forno
Este é um daqueles pratos que faz sempre as delícias dos mais pequenos (e, já agora, dos mais crescidos também). Os bifes de frango panados no forno são uma versão mais saudável de uma refeição que, normalmente, é frita em óleo na frigideira. O sabor é ainda mais delicioso mas com a vantagem de ter menos gordura.
O grande truque para confecionar este prato é temperar o pão ralado com os condimentos corretos. Depois… é só acompanhar com um arroz ou com uma salada ao seu gosto. Aprenda a fazer bifes de frango panados no forno.
4. Bifes simples e deliciosos
Eis uma receita que nunca, mas mesmo nunca deixa ficar mal. Se cozinhados com amor e carinho os nossos bifes simples vão conquistar qualquer um, de miúdos a graúdos. E, como se sabe são muitas as variações que podemos emprestar a este prato.
No prato ou no pão, a receita de bifes simples e deliciosos vai satisfazer qualquer paladar mais exigente. De facto, este pitéu é dos mais procurados por quem vem à procura da gastronomia nacional. E a fama não engana. De certeza que já abriu o apetite! Portanto: frigideira ao lume.
5. Frango com natas e cogumelos
Esta é uma daquelas receitas que nunca falha: agrada sempre a toda a gente e combina muito bem com vários acompanhamentos. O frango com natas e cogumelos vai vem com arroz, esparguete ou batatas fritas, por exemplo.
É simples, rápida e fácil de fazer e os ingredientes estão disponíveis em qualquer despensa. Se não sabe o que fazer com o frango que tem no frigorífico basta ver a nossa receita e seguir todos os passos. Aprenda a fazer frango com natas e cogumelos.
6. Arroz de salsichas
Este não é um arroz de salsichas qualquer. Apesar de rápido e fácil de preparar (faz-se em 30 minutos), a presença do bacon e da linguiça, juntamente com as especiarias, conferem-lhe um sabor e um aroma difíceis de igualar.
Trata-se de um daqueles pratos que tanto pode fazer num dia da semana como em ocasiões especiais. O sucesso é garantido e toda a gente gosta. Aprenda a fazer um delicioso arroz de salsichas!
7. Massa com chouriço e cogumelos
Uma receita rápida mas muito saborosa, que poderá aproveitar para os seus dias mais trabalhosos, mas igualmente quando quiser apreciar um prato com sabores característicos. A massa com chouriço e cogumelos proporciona tudo isso.
Acrescenta-se que com a massa de chouriço e cogumelos fica com um prato ideal para apreciar a ligação com um bom vinho tinto, e também para dar largas à criatividade. Prove a massa com chouriço e cogumelos e renda-se a essa evidência.
8. Massa com fiambre e ananás
É um prato que acreditamos vai querer provar e depois repetir muitas vezes. Se já ouviu falar nesta combinação de ingredientes “havaiana” e lhe pareceu bem, vai adorar a massa com fiambre e ananás. Esta é uma das melhores ideias para jantar quando existem crianças na família.
Com as indicações que lhe apresentamos na preparação e posteriormente nas notas, tem tudo para um prato rápido, saboroso e de sucesso. Avance para a nossa massa com fiambre e ananás.
9. Hambúrguer assado no forno com queijo
Esta receita traduz uma óptima possibilidade para quem quer uma receita prática, saborosa e mais saudável do que algumas confeções correntes. Os hambúrgueres assados no forno com queijo dão-nos também uma bela opção nesse sentido.
Para além disso deixam a abertura para várias possibilidades de combinação de ingredientes e acompanhamentos. Podemos assim pensar neles combinados com vegetais, fruta, frutos secos, ou, noutra linha, com produtos cárneos variados. Quer isto dizer que tem aqui muito potencial. Invista nos hambúrgueres assados no forno com queijo.
10. Bife com molho de alho
Dificilmente alguém não gostará deste prato, que tem uma identidade muito própria. O bife com molho de alho proporciona sempre uma refeição intensa a nível de sabor. O molho é sem dúvida uma perdição e reconfortará o estômago dos mais exigentes.
Pode fazer várias combinações de ingredientes no molho conforme lhe indicamos nas notas, pelo que deve verificá-las com atenção. Invista nos bifes com molho de alho e ganhe uma nova e excelente forma de olhar para esta iguaria.
11. Bifes de frango com mostarda no forno
Nesta receita poderá explorar várias situações. Destacamos o lado prático, económico e saboroso. Portanto, são muitas e boas razões para apostar no nosso frango com mostarda no forno.
Explore a proposta e veja a versatilidade que pode tirar dos bifes de frango com mostarda no forno. A título de exemplo avançamos com o facto de o poder utilizar acompanhado por um belo arroz, numa sanduíche e ainda numa salada.
12. Costeletas à salsicheiro
É um prato para não ficar com fome e para se deliciar do primeiro ao último momento. As costeletas à salsicheiro podem ser adaptadas nos temperos e na preparação, mas são sempre divinais.
Se nunca experimentou costeletas à salsicheiro não deixe de as preparar e de degustar, pois facilmente terá aqui uma refeição a adotar por vários motivos. Fácil, rápida e económica, só para referir alguns dos predicados. Sendo o maior a satisfação do paladar.
13. Hambúrguer no forno com natas
A forma como são confecionados os hambúrgueres assados no forno com natas pode ser uma ótima ajuda para quem procura uma refeição saborosa e rentável. Mais relevante ainda é a parte prática da mesma, pois pode adaptá-los às mais variadas situações. Além disso, se procura o que fazer para jantar quando existem crianças à mesa, os hambúrgueres são sempre uma aposta segura.
Nesta base podemos referir os hambúrgueres assados no forno com natas como uma receita destinadas a um almoço ou jantar saboroso, mas igualmente para obter uma bela sanduiche. Portanto, e face ao potencial, avance e ponha esta receita a fazer.
14. Bifes de frango de cebolada
Fáceis, simples e rápidos. Os bifes de frango de cebolada são uma refeição ideal para quando tem pouco tempo disponível. Além disso, combinam muito bem com uma enorme variedade de acompanhamentos: saladas, salteado de legumes ou puré, por exemplo.
Não precisa de grande experiência culinária para os confecionar. Os ingredientes são simples e comuns na grande maioria das cozinhas. Aprenda a fazer uns deliciosos bifes de frango de cebolada.
15. Esparguete com cogumelos e espinafres
O esparguete com cogumelos e espinafres é um prato simples de confecionar e que tem muito equilíbrio nos ingredientes de que necessita. Veja a nossa sugestão de preparação e as respetivas notas e comprove.
Na opção que apresentamos tem ainda a vantagem de poder adicionar ingredientes vegetais, ou mesmo de outra espécie, dando largas à criatividade de forma simples. É assim a esparguete com cogumelos e espinafres.
16. Legumes assados
São uma forma muito prática de comer produtos de origem vegetal e igualmente saudável no que respeita à preparação e confeção. Estes legumes assados resolverão o problema que tantas vezes ouvimos falar às nossas mães e avós, que residia na maneira de nos fazer comer mais “hortaliça” e seus parentes.
Os legumes assados aguçam ainda o apetite pela crocância que manifestam e pelo facto de poderem ser utilizados aqueles de que mais gostamos. Portanto, seja com cenoura, cebola, courgette ou outras hipóteses, a possibilidade é só uma: seguir esta receita.
17. Pizza na frigideira
Esta receita é uma forma fantástica de conseguir ter pizza sem sair de casa e sem ter de fazer uma chamada telefónica. A pizza na frigideira junta tudo isso! Consiga o útil e o agradável com as combinações que mais gostar. É ótima para quem procura ideias para jantar e está sem imaginação.
E já agora faça também as contas, pois verá que com pouco esforço consegue garantir uma poupança de alguns euros. A pizza na frigideira é tudo isso e muito mais. A partir da massa e dos clássicos molho de tomate e queijo mozzarella faça todas as combinações que desejar.
18. Salada fria italiana
Os ingredientes são muito apetecíveis nesta salada fria italiana. É um prato que pode usar e abusar sem culpa e que é versátil para se adaptar a uma refeição rápida, a uma salada na sua festa ou evento, ou mesmo para levar para o trabalho.
E o melhor de tudo é que o sabor está sempre lá e não deixa ninguém insatisfeito. Afinal de contas, estamos a falar de gastronomia italiana. Siga a receita para a nossa salada fria italiana, verifique as notas e torne-a um prato sempre ao seu gosto.
19. Salada de frango
O frango é uma das carnes mais utilizadas, pelo seu sabor suave e por ser muito versátil, podendo ser utilizado nos mais diversos tipos de prato, dos mais elaborados aos mais simples. E se não sabe o que fazer para o jantar, o frango é sempre uma das melhores soluções.
Na receita de hoje, o frango é a estrela, dando mais nutrientes e sabor à salada e permitindo-lhe ter uma refeição muito completa e saciante sem ter de perder muito tempo na cozinha a prepará-la. Perfeito para aqueles dias em que chegamos a casa sem vontade de cozinhar! Quer experimentar a nossa salada de frango? Siga as nossas indicações e deixe-se surpreender pelo sabor único deste prato!
20. Salada russa
A salada russa é um daqueles pratos muito presentes em mesas mais fartas, quando se tem convidados, mas ficam também muito bem como refeição apenas para a sua família ou para aqueles jantares a meio da semana, em que apenas queremos fazer algo de rápido, mas sem sacrificar o sabor.
Na receita de hoje, deixamos-lhe a nossa versão deste prato único e cremoso, para que a possa recriar em sua casa. Quer experimentar fazer salada russa? Siga as nossas indicações e deixe-se deliciar pelo resultado!
21. Massa com atum e milho
Uma versão prática, mas igualmente saborosa de massa com atum e milho. De forma simples e com a vantagem de não sair da linha trazemos-lhe este prato que certamente vai gostar de preparar.
Assim, avance para a massa com atum e milho, que tem ainda a vantagem de agradar a miúdos e graúdos, pela riqueza de cores, texturas e sabores. E são bem fáceis de reunir os ingredientes que propomos.
22. Massa com camarão e brócolos
Se está num dia onde o tempo é escasso, mas precisa de algo que reconforte o estômago, esta receita é ideal. A massa de camarão e brócolos prepare-se rapidamente, e dá-lhe muito sabor.
No entanto, é um prato que lhe permite grande versatilidade e possibilidade de adaptar ao seu gosto, tornando-o numa excelente hipótese para uma refeição entre amigos ou familiares. São muitas as vantagens desta massa de camarão e brócolos.
23. Filetes de pescada com arroz de tomate
Refeições da nossa infância, parte mil e quinhentos… estamos a brincar, mas a verdade é que se há refeição clássica de quando se é pequeno, essa refeição e o arroz de tomate acompanhado por uns saborosos filetes de pescada, feitos no forno ou fritos na frigideira, panados ou por panar.
Na receita de hoje, o arroz de tomate está muito bem acompanhado com uns filetes de pescada simples feitos no forno, para uma versão mais saudável e igualmente nutritiva. Faça estes filetes de pescada com arroz de tomate seguindo as nossas indicações e diga-nos se gostou do resultado tanto como nós!
24. Esparguete com camarão à guilho
Esta é uma refeição que se torna deliciosa com pouco esforço. Feita de base ou aproveitando alguns ingredientes, confecionar esparguete com camarão à guilho é sempre uma experiência imperdível.
São muitos os motivos que tornam este prato uma tentação que quererá repetir muitas vezes ao longo do tempo. Mas se tivermos de destacar um, é o seu sabor imperdível. Avance no esparguete com camarão à guilho.
25. Esparguete com atum e tomate
Nos dias de hoje são cada vez mais procuradas refeições saborosas, rápidas e equilibradas. O esparguete com atum e tomate vai possibilitar o alcance do melhor de vários mundos. É só experimentar para comprovar.
Com uma riqueza de sabores frescos e saudáveis o esparguete com atum e tomate é das melhores opções para se sentir bem e ao mesmo tempo conseguir poupar tempo. E estando as massas tanto na moda, não deixe de arriscar.
26. Lombos de salmão com puré
Existem muitas formas de cozinhar salmão e esta pode muito bem ser uma das mais deliciosas. Ao fazer salmão no forno com puré terá a garantia de preparar um prato que irá agradar aos paladares mais exigentes.
A receita é rápida e fácil. O puré pode ser feito em casa ou comprado. Se ficou convencida, reúna hoje mesmo os ingredientes e aventure-se nesta receita de lombos de salmão com puré.
27. Pescada frita com arroz de feijão
A pescada frita com arroz de feijão é digna de distinção por vários motivos. Desde logo, pela excelência do seu sabor, mas igualmente porque o acompanhamento de que lhe falamos é por si só um prato maravilhoso.
Para além de maravilhoso é versátil, e, desta forma, pode explorá-lo em muitas facetas. Uma delas é de facto a pescada frita com arroz de feijão que é divinal. Aventure-se nesta delícia e surpreenda aqueles de que mais gosta.
28. Salmão no forno com legumes
O salmão é um daqueles peixes com inúmeras possibilidades. São tantas que, muitas vezes nem sequer sabemos bem como cozinhá-lo e acabamos por fazê-lo quase sempre da mesma forma: grelhado. Se é esse o seu caso, saiba que também pode fazê-lo no forno, acompanhado de legumes ao seu gosto.
É um peixe saudável e costuma agradar a toda a gente, miúdos e graúdos. Quando feito no forno, pode ser acompanhado de diversos outros ingredientes. Aprenda a fazer um delicioso salmão no forno com legumes.
29. Massa com atum e ovo
Se é daquelas que nunca tem tempo para fazer comidas saudáveis… esta receita é para si. Esqueça a ideia de que apenas é possível fazer fritos se tiver pouco tempo. A massa com atum e ovo é rápida e, acima de tudo, saudável. É uma refeição ideal para quando tem pouco tempo para cozinhar.
Pode ainda ser bastante prática para aqueles dias de Verão em que apetece uma comida leve e uma bebida refrescante. Afinal de contas, é uma refeição quase “tipo salada”. Se ficou convencida, junte os ingredientes e aventure-se nesta receita de massa com atum e ovo.
30. Filetes de pescada no forno
De certeza que já deu por si a tentar encontrar uma forma de colocar as crianças a comer peixe com uma receita que eles gostem, certo? 🙂 Ou talvez tenha uns filetes de pescada guardados e não sabe bem o que lhes fazer… Pois bem… esta receita é a ideal para esses problemas: filetes de pescada no forno.
Acompanhados por batatas, são fáceis e simples de preparar. Não exigem grande experiência culinária nem ingredientes complicados e o resultado final agrada sempre a toda a gente. Aprenda a fazer uns deliciosos filetes de pescada no forno.