Não há nada mais português do que reunir os amigos à mesa e petiscar algo para distrair a fome ou, simplesmente, para ter um motivo para prolongar o convívio. Existem muitos petiscos portugueses ideais para este tipo de ocasiões. Alguns são mais rápidos e fáceis de fazer e outros exigem um pouco mais de tempo de preparação.
O certo é que, independentemente da sua escolha, o sucesso é garantido e a alegria dos convivas à volta da mesa irá aumentar substancialmente. Aprenda a fazer alguns dos mais deliciosos e tradicionais petiscos portugueses.
1. Gambas ao alho
Este petisco é fantástico para muitas situações. Se pensar num encontro de amigos ou familiares, como entrada ou prato principal, as gambas ao alho vão abrir-lhe várias possibilidades.
2. Camarões com cerveja
Esta sugestão de camarões com cerveja dá-lhe uma excelente alternativa para petisco, ou refeição em muitas ocasiões. Pode inovar nos ingredientes e ter um verdadeiro pitéu com este ingrediente tão apreciado.
3. Pão recheado com queijo e alho
O pão recheado é um dos petiscos mais típicos do Alentejo. Pode ser feito de diversas formas e com os mais variados recheios. No caso desta receita, o que lhe trazemos é um delicioso pão recheado com queijo e alho. Ninguém consegue resistir!
4. Caracóis à Alentejana
Quem vem de fora e observa os portugueses a comer caracóis, dificilmente compreenderá esta autêntica obsessão nacional. 🙂 Mas, a verdade, é que não sabem o que estão a perder. Este petisco, muito típico no Verão, é sinónimo de esplanadas, praias e cerveja bem fria. E se forem feitos segundo esta receita alentejana, ficam ainda mais saborosos.
5. Pastéis de bacalhau à moda antiga
Haverá comida mais portuguesa do que os famosos pastéis de bacalhau? São um daqueles exemplos da simplicidade e do engenho tão típicos deste nosso povo, que soube criar um produto que tanto pode servir como petisco, aperitivo, entrada ou acompanhamento… e tudo isto a um preço muito baixo.
6. Camarões fritos com alho
Com este ingrediente pode facilmente ter pratos deliciosos. Este é um excelente exemplo, que depois de experimentar não vai querer perder. Os camarões fritos têm tudo para figurar nas suas opções de excelência.
7. Ovos rotos com farinheira
Não é difícil perceber que esta iguaria vai agradar aos seus convidados quando quiser surpreender com algo realmente delicioso. Os ovos rotos com farinheira reúnem sabor, aroma e textura.
8. Pão recheado com bacon
Este é um daqueles petiscos ideais para se fazer quando se recebem amigos sem contar. Fácil e rápido de preparar, o pão recheado com bacon agrada sempre a toda a gente. O sabor intenso do bacon combina muito bem com a cremosidade do queijo derretido num petisco que convida a repetir sempre mais um pouco.
9. Milho frito à moda da Madeira
Num tempo em que não abundavam os ingredientes que não eram produzidos na ilha, o milho frito era um dos mais populares acompanhamentos da gastronomia da Madeira. Fácil de fazer e de baixo custo, este versátil alimento servia para acompanhar diversos pratos, desde espetadas a receitas de peixe.
10. Ameijoas à bulhão pato
Não acreditamos que exista quem não tenha já ouvido falas nesta receita, que traduz o que de melhor se pode pensar em pôr na mesa. As amêijoas à bulhão pato tem imensas caraterísticas gulosas.
11. Pica pau de vaca
É dos pratos mais afamados quando se pensa em comida para picar ou petiscar. Pode sempre contar com uma refeição deliciosa. Com os acompanhamentos certos o pica pau de vaca fica imperdível.
12. Conquilhas à Algarvia
Se é fã de marisco, do sabor a maresia que faz recordar as tardes de Verão na esplanada em frente ao mar, então vai apreciar estas conquilhas à Algarvia. A sua preparação não difere muito das conquilhas à Bulhão Pato. No fundo, é mais uma evidência da arte dos algarvios na hora de preparar pratos de marisco.
13. Cataplana de ameijoas à Algarvia
A receita que apresentamos tem tudo para figurar nos seus pratos de eleição. Tanto no sabor, como na textura, como no aroma a cataplana de amêijoas é divinal.
14. Pica pau de porco
Para muitas ocasiões! Esta é a verdadeira finalidade do pica pau de porco que lhe trazemos. Adapta-se a petiscos, refeições principais, mas igualmente a fazer as delícias em qualquer festa ou evento.
15. Pão recheado com camarão
Este tipo de receitas deixa sempre boa impressão nos seus convidados. A começar pelo aspeto delicioso, passando pela mistura de texturas e acabando no extraordinário sabor, o pão recheado com camarão tem muito potencial.
16. Azeitonas temperadas à moda do Alentejo
É muito comum encontrá-las como entrada em qualquer restaurante português, mas é no Alentejo que elas são especialmente famosas, embora também sejam comuns em Trás-os-Montes e no Algarve. As azeitonas temperadas são ótimas para petiscar com pão enquanto se espera pelo prato principal.
17. Moelas estufadas
Com a proposta que lhe apresentamos tem sempre um dos petiscos para colocar na sua mesa selecionados. As moelas estufadas são de comer e chorar por mais e isto aplica-se às ditas e respectivo molho.
18. Mexilhões de cebolada
A dúvida é sempre a mesma: que petisco preparar para um convívio entre amigos? O marisco é sempre uma das primeiras opções a considerar. E é aí que entram estes deliciosos mexilhões de cebolada. O sucesso é garantido e todos quererão repetir.
19. Peixinhos da horta
Os peixinhos da horta são muito populares no nosso país, graças ao seu sabor e textura únicos. São perfeitos como entrada, petisco ou até como acompanhamento de diversas refeições. Por isso, se tem feijão verde em casa e não sabe o que fazer com ele, experimente estes peixinhos da horta saborosos
20. Gambas fritas
Uma receita excelente tanto para os dias de calor (ninguém diz que não a umas belas gambas fritas depois de um dia de praia), mas igualmente em dias mais frios. Ficarão muito bem, por exemplo, na sua mesa de ano novo.
😋😋 tudo o que a gente gosta 😃